Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Experiência Wine

Viagem dos Wineanos à Bodega Goulart

16 abril 2015
  • 2105 visualizações
  • 4 comentários

10 Wineanos foram sorteados para conhecer a Bodega Goulart, em Mendoza, na Argentina. Veja os detalhes dessa viagem inesquecível.

Na nossa Convenção Wine – um encontro anual de todos os Wineanos – de 2014, algumas passagens foram sorteadas, por produtores de vinhos de vários lugares do mundo, de vinícolas que são nossas parceiras.

No dia 08 de abril, aconteceu a primeira viagem, na qual 10 Wineanos partiram para uma experiência incrível: uma colheita na exclusiva Bodega Goulart, em Luján de Cuyo, Mendoza, na Argentina.

A brasileira Erika Goulart, proprietária da vinícola, preparou um roteiro muito especial. O foco era a colheita das uvas que dão vida ao seu vinho ícone, o Goulart Grand Vin Malbec Single Vineyard, e todo o processo de elaboração do exemplar.

Só isso já seria fantástico, porém, outras surpresas e aventuras esperavam por nossos Wineanos.

A recepção foi com um delicioso churrasco no meio dos vinhedos. Nesse primeiro momento, Erika, seu agrônomo Marcelo Canatella e José Hidalgo, um de seus enólogos, explicaram todo o terroir da região, tiraram dúvidas e proporcionaram uma caminhada entre as vinhas, com uma taça de vinho.

IMG_0342

No dia seguinte, todos participaram da colheita junto aos trabalhadores da vinícola. Entre muitas risadas e fotos, os Wineanos sentiram na pele todo o trabalho e dificuldade de uma colheita.

Sob sol e calor, fileiras e mais fileiras de uvas precisavam ser colhidas e, além de colhê-las, era preciso carregar as caixas – que pesam cerca de 20 kg – até o ponto de organização.

^460CE01E91CA6BB77DE9C94DF6958F122A81D73268C195608E^pimgpsh_fullsize_distr

Após o fim da colheita, nada de descanso, logo todos partiram direto para a Bodega. O primeiro passo era a seleção das uvas antes do desengace. Nessa etapa, os Wineanos descarregaram o caminhão com mais de 280 caixas de uvas colhidas.

Dica de leitura:  Série uvas – Negroamaro

Aí, era a hora de selecionar as uvas, tirando folhas e frutos muito danificados e, também, controlar as mangueiras que levavam o mosto até os tanques.

Depois de muitas horas de trabalho, ali na Bodega mesmo, a Erika proporcionou um delicioso lanche com as tradicionais empanadas argentinas e, é claro, vinho para brindar.

Enquanto o vinho começava seu processo de fermentação, os Wineanos partiram para um dia de diversão recheado de aventuras. A Erika levou todo mundo para fazer rafting, trekking e rapel em Potrerillos, um lugar com paisagens encantadoras.

IMG_0616

No roteiro, também teve um almoço no The Vines of Mendoza, muito próximo da Cordilheira dos Andes. Lá, os Wineanos degustaram todos os vinhos da Bodega Goulart, incluindo um exemplar inédito, que a Erika compartilha apenas com os amigos.

Foto 26

Antes de voltar para casa, foi feita uma parada na Bodega para degustar vinhos em diversos estágios de vinificação. O enólogo José Hidalgo retirou, na hora, as amostras de diversos tanques e barricas, a fim de mostrar toda a evolução, até o vinho ficar pronto.

IMG_0785

Confira um pouquinho do que os Wineanos sentiram:

“Foi incrível a experiência de ver de perto como paixão e cuidado são inseridos nos vinhos da Bodega Goulart. Essa essência da vinícola sempre me encantou. Esses 5 dias retrataram exatamente como é a amizade entre Wine.com.br e Bodega Goulart: cheia de leveza, diversão, troca de conhecimento e adrenalina. Agradeço profundamente, a todos os envolvidos, pela oportunidade única.”

Bárbara Wells – SRW

Dica de leitura:  Dia Mundial dos Animais - Pets Wine

“Incrível e surpreendente! Vivenciei experiências e momentos que jamais serão esquecidos e que serão levados pra sempre em minha vida. Para mim, isso não tem preço”.

Alessandra Comério – Financeiro

“Essa viagem foi muito marcante, desde o pouso em Mendoza, em que pude contemplar a grandiosidade e beleza da Cordilheira dos Andes, até os últimos instantes em terras argentinas. Pude ver de perto muita coisa que só conhecia na teoria, conheci profissionais muito bons, atenciosos e simples, independente de suas atribuições, passando pelo motorista Alberto, que ficou a nossa disposição todos os dias, até a própria Erika. Tudo perfeito: hospedagem, clima, comidas, transporte e receptividade. Só tenho a agradecer a Wine.com.br e a Erika Goulart por nos proporcionar essa inesquecível experiência.”

Enoque Nascimento – SRW

“Encantada! Essa palavra resume a experiência maravilhosa dessa viagem. Ter feito rafting, pela primeira vez, e ainda nas águas da Cordilheira dos Andes, foi incrível.”

Lorena Tavares – Importação

O mundo do vinho não para de me surpreender! Nessa viagem, realizei dois sonhos: participar da colheita de um vinho que eu particularmente gosto e degustar amostras direto dos tanques e barricas. Foi tudo incrível, intenso, divertido e reflexivo. Obrigada a todos pela oportunidade! Espero que todos um dia possam vivenciar toda essa emoção.

Nicole Batista – Sommelière

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.