Terroir tech: como a tecnologia está revolucionando a produção de vinhos
- 10 curtidas
- 593 visualizações
- 0 comentários
De drones de pulverização à inteligência artificial, a indústria do vinho também é uma que se atualiza todos os dias. Saiba mais!
A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na produção de vinhos no mundo todo, ajudando os viticultores e enólogos a aprimorarem a qualidade e a consistência dos seus rótulos.
Além das próprias vinícolas, quem sai ganhando nisso tudo são, também, os próprios consumidores e apaixonados pela bebida, como nós da Winepedia.
É mais inovação, mais eficiência e mais resultado nessa que é uma das mais antigas e tradicionais artes do planeta: a arte de fazer vinho.
Vamos falar um pouco mais sobre as últimas tecnologias que têm revolucionado toda a produção?
Acompanhe!
Sistemas de monitoramento de vinhas
Uma das maiores inovações quando falamos de tecnologia no mundo do vinho são os sensores e sistemas de monitoramento que vêm sendo instalados ultimamente nas vinhas.
Com o objetivo de entregar uma visão mais precisa de toda a produção, esses equipamentos coletam dados sobre as condições do solo, do clima e saúde das plantas.
Solo
Nestes sistemas, é possível otimizar as escalas de irrigação, garantindo que as vinhas recebam a quantidade certa de água no momento certo e fazendo com que as uvas se desenvolvam da forma adequada.
Além disso, eles permitem o monitoramento da presença e da atividade de pragas ou doenças fúngicas na plantação, enviando alertas em tempo real aos viticultores quando são detectadas ameaças e permitindo uma resposta rápida para mitigar os danos.
Fora isso, esse tipo de ferramenta ainda permite que sejam aplicados fungicidas apenas quando realmente é necessário.
Clima
No que diz respeito ao clima, esse monitoramento se dá por meio de radares que preveem mudanças climáticas e até mesmo ajudam o produtor a prever as próximas safras da melhor forma.
Planta
Por fim, pensando na aplicação do sistema na planta em si, o que acontece vem desde a separação das melhores sementes e vai até o tratamento posterior, com sugestões, vindas da própria tecnologia, da melhor técnica de poda para garantir o crescimento do pé.
Drones agrícolas
Outra grande novidade são os drones agrícolas empregados nas vinícolas.
Aliados ao que citamos no tópico anterior, o sistema de monitoramento de pragas, esses drones permitem aplicações mais controladas de fungicidas e pesticidas, e em locais de acesso mais difícil.
Eles permitem, ainda, o mapeamento de todo o vinhedo por imagens. Desta maneira, os viticultores podem usar esses registros para monitorar o crescimento das plantas, detectar áreas com estresse hídrico ou infestações, e até mesmo para mapear a variabilidade do terreno dentro de seus vinhedos.
A criação de um mapa 3D, de igual maneira, é facilitada com a utilização de uma ferramenta como essa.
Análise de dados, automação de processos e inteligência artificial
Claro que não poderia faltar essa tríade tão comentada ultimamente dentro desse universo o qual temos enorme paixão, não é mesmo?
Ela pode ser empregada para prever safras, otimizar o processo de fermentação e até mesmo personalizar o produto final de acordo com as preferências do consumidor.
Por meio de máquinas inteligentes e robôs, é possível, tanto na vinícola, quanto na adega e centro de distribuição, automatizar tarefas repetitivas, monitorar todo o processo de colheita, de gerenciamento do estoque, entre outras análises de dados mais aprofundadas e automações para a alegria do produtor, que passa a contar com insights valiosos sobre o seu negócio.
Maquinário atualizado
Aliás, falando em máquinas e em adegas, equipamentos modernos como prensas pneumáticas, tanques de fermentação controlada e barris de carvalho com temperatura regulada também vêm contribuindo para a obtenção de vinhos de alta qualidade.
A tecnologia é tamanha que até o engarrafamento, a rotulagem e o armazenamento dos vinhos têm sido transformados por ela, o que garante uma maior integridade do produto até chegar ao consumidor.
Prova disso é que alguns lugares já contam com selos de certificação eletrônica, uso de tecnologia blockchain para evitar falsificações, entre outros.
Na França, teve até mesmo um pesquisador que desenvolveu um aparelho que avisa quando um vinho está pronto e de qual barril foi a sua fermentação!
Wine na vanguarda da comercialização
Enfim, vale comentar sobre a forma como as pessoas compram e consomem vinho, que, como sabemos, mudou bastante com a tecnologia.
Hoje em dia, além dos clubes de assinatura, como o Clube Wine, existem diversos sites, marketplaces e aplicativos onde os rótulos podem ser comprados e recebidos direto em casa.
A Wine esteve na vanguarda deste movimento quando ele surgiu e segue se reinventando para oferecer a melhor experiência aos seus clientes, sócios e não-sócios do Clube Wine.
Até mesmo a forma de consumir conteúdo sobre o universo do vinho se transformou e foi revolucionada com a tecnologia.
Não à toa, temos:
- As Lojas Wine, com diversas experiências imersivas, como a Lift & Learn, onde você retira uma das garrafas expostas em um local específico da loja e a ferramenta possibilita que assista a um vídeo sobre a região em que o vinho foi produzido no momento em que levanta a garrafa;
- A Revista Wine, com matérias incríveis sobre o mundo do vinho;
- O App Wine, que traz a experiência da loja para a palmas da sua mão, com selos, missões, jogos e o Desafio Wine;
- O Winepedia, onde você nos lê agora;
- O Wineverso Podcast, o podcast da Wine, entre tantas outras aplicações e dinâmicas 100% informativas e didáticas para facilitar o acesso e o conhecimento sobre exemplares do mundo inteiro.
E esse é só o começo!
Continue nos acompanhando por aqui e também nas nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo!