Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Como fazer Vinho Quente?

22 junho 2020
  • 8982 visualizações
  • 0 comentários

Uma excelente pedida para o friozinho, o vinho quente é uma delícia para nos esquentar. Mas você sabe como ele é feito e a origem dessa bebida saborosa? Descubra agora!

Muito ligado às festividades juninas brasileiras, o vinho quente, chamado de “mulled wine”, em inglês, é consumido em todo o mundo, sempre nas estações mais frias do ano.

Por questões regionais, o vinho quente e o quentão podem ser considerados sinônimos em alguns locais, mas seguindo as receitas tradicionais, o quentão não é feito com vinho e sim com cachaça.

A origem exata do vinho quente é incerta. Só que existem diversas histórias, algumas bem antigas, sobre sua importância. Os egípcios o consideravam um elixir, já o filósofo Hipócrates o prescrevia como um tônico medicinal e a Deusa Circe preparava a bebida para a tripulação de Odisseu.

No Brasil, a história do vinho quente começa com a chegada dos portugueses. Na Europa, existiam diversas festas durante o solstício de verão, que marcavam o início das colheitas.

Nesse período, a Deusa Juno, esposa de Júpiter, era homenageada e essas comemorações eram chamadas de Junônias.

Dica de leitura:  Receitas com frutas vermelhas para harmonizar

Esse período também coincidia com as datas que homenageavam o nascimento de João Batista e outros santos, todos no mês de junho. Como o catolicismo estava crescendo muito nessa época, a Igreja Católica oficializou as comemorações com o nome de Joaninas, uma referência a João.

Como Portugal foi um dos primeiros países a adotar essas comemorações católicas, acabou trazendo essa tradição para o Brasil, que até hoje mantém as festas, agora chamadas de juninas. E essas festas eram regadas com muitas comidas e bebidas, entre elas, o vinho quente que, entre os principais ingredientes, leva vinho, frutas cítricas e muitas especiarias.

Atualmente é possível encontrar diversas receitas, das mais tradicionais às mais modernas, que possuem ingredientes como abacaxi, limão, maçã, mel, gengibre, pimenta.

Confira uma receita clássica que separamos para você se aquecer nos dias com baixas temperaturas:

Dica de leitura:  Figuras do mundo do vinho

Receita de Vinho Quente

Ingredientes:

  • 1 L de vinho tinto*
  • ½ colher de chá de cravo-da-índia
  • 1 unidade de canela em pau
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 2 rodelas de laranja

Nossas dicas:

Paine Syrah, Mad Chief Cabernet, Nato Cabernet, Urmeneta Cabernet Sauvignon e Canepa Novísimo Cabernet Sauvignon.

Modo de preparo:

Em uma panela com fogo baixo, adicione todos os ingredientes. Quando a mistura começar a ferver, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Aí é só servir e aproveitar!

Escrito por: Wine