Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Malbec na cozinha: uma harmonização descomplicada

14 agosto 2018
  • 2050 visualizações
  • 0 comentários

As mil e uma maneiras de combinar a democrática uva tinta Malbec – mesmo que você não seja um ás na cozinha. Confira agora e aproveite!

Você sabe harmonizar a uva Malbec? Quando falamos sobre harmonização, muita gente já pensa em refeições rebuscadas, com direito a entrada, prato principal e sobremesa.

Claro, há opção para todos os gostos, mas o conceito da combinação entre vinho e gastronomia é baseado em como um explora ao máximo o potencial do outro e os sabores não se sobrepõem, mas se enriquecem – ou seja: o casamento certo vai deixar a bebida e o prato ainda mais gostosos, independentemente da sofisticação ou complexidade da receita.

E, dentro do universo do vinho, a Malbec é uma das variedades mais democráticas, encontrada em diversos estilos: essa uva de origem francesa, mas que reina na Argentina, pode dar origem a vinhos mais ou menos complexos, encorpados, frutados ou amadeirados, tintos marcantes e até rosés e espumantes leves.

Por isso, a variedade cabe em diferentes pratos e momentos. De petiscos a sanduíches simples e até refeições mais elaboradas, a Malbec vai com tudo. Então, se você não tem habilidades culinárias, não se preocupe: o que não faltam são boas receitas fáceis e rápidas que harmonizam muito bem com essa uva. Dá até para pedir seu fast-food favorito!

Dica de leitura:  Para harmonizar: vinho ou cerveja?

Claro, como boa representante portenha, a Malbec vai sempre muito bem com carnes em geral, então é uma boa pedida para o popular hambúrguer.

Mas não para por aí: o vinho dessa variedade, em uma versão mais leve, acompanha salames, queijos meia cura e embutidos em geral, já que dilui o teor da gordura desses alimentos. Pasteizinhos, bolinhos, empanadas de carne e outros petiscos do gênero também complementam bem a variedade.

Outra boa ideia – e fácil de fazer – é o buraco quente, um sanduíche de pão francês super recheado com carne moída, molho de tomate, queijo e outros temperos. Deu água na boca? Nada que 15 minutos na cozinha – ou um telefonema para seu restaurante preferido – e uma boa garrafa de Malbec não resolvam!

Escrito por: