Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Harmonização de Vinho e Chocolate

05 abril 2017
  • 23023 visualizações
  • 0 comentários

Confira todas as dicas para você se deliciar harmonizando duas maravilhas: vinho e chocolate.

A data mais gastronômica do ano está se aproximando, a Páscoa, e a tradição (irresistível) do chocolate não pode faltar. Mas bate aquela dúvida na hora de harmonizar: vinho e chocolate combinam?

Embora a textura rica, o sabor pronunciado e a doçura fazem dessa delícia algo não tão fácil de harmonizar, o vinho pode sim ser uma excelente companhia. O equilíbrio é o segredo.

Além de muito saborosa, essa combinação ainda faz bem para a mente, segundo uma pesquisa da Northumbria University, na Inglaterra, porque os dois são ricos em polifenóis, que aumentam a oxigenação cerebral. Melhor ainda, não? Veja o estilo de rótulo que casa melhor com os variados tipos de chocolate e aproveite!

Chocolate ao leite

O dulçor e a untuosidade do chocolate ao leite harmonizam com vinhos de paladar mais adocicados, como o Turning Leaf Cabernet Sauvignon que indicamos ao lado.

Dica de leitura:  Saca-rolhas: como utilizar

Chocolate branco

Nos chocolates brancos, temos uma presença marcante da manteiga de cacau, com sua característica doçura acentuada, pedida certa para um vinho elaborado com a uva Moscatel, como o Spumante Batasiolo Asti DOCG, ao lado.

Chocolate meio amargo

Com maior porcentagem de cacau, mescla leve amargor com sutil doçura. Combina com um tinto com taninos macios, textura aveludada e leve dulçor como o Tenuta Sant’Antonio Valpolicella Superiore Ripasso Monti Garbi 2014.

Chocolate amargo

Quando o chocolate possui presença mais marcante, como o amargo, com grande quantidade de cacau, o ideal é que o vinho seja aveludado, tenha equilíbrio, potência, como um Porto. Indicamos o Quinta do Portal Tawny, ao lado.

Chocolate com castanhas

A untuosidade do chocolate com castanhas se mescla ao paladar aveludado e macio de um exemplar Late Harvest, como o Susana Balbo Late Harvest Malbec 2016.

Escrito por: