Roteiros do vinho – Douro
- 114 curtidas
- 14016 visualizações
- 0 comentários
Uma das imagens mais representativas do mundo do vinho, quando se trata de região vitivinícola, é a paisagem dos vinhedos do Douro, em Portugal.
Localizado no noroeste do país, o Douro é uma paisagem esculpida pelo homem, que desafiou a gravidade das íngremes encostas, que chegam até 60°, para cultivar vinhas. Seu nome é devido ao rio Douro, que nasce na Espanha, onde é chamado de Duero, e se estende pelo norte de Portugal.
Montanhosa, a região possui um clima mais seco, o inverno é rigorosamente frio, e o verão é caracterizado como muito quente. Entre as peculiaridades do Douro estão os tipos de solo, que destacam granito e xisto. Para preparar as áreas íngremes para o cultivo das vinhas, às vezes é necessária a utilização de explosivos. As raízes das videiras conseguem se aprofundar através das rochas em busca de água.
Reconhecido como um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2001, a região do Douro é dividida em três sub-regiões: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.
O Douro cultiva centenas de variedades, e muitas delas são autóctones, o que coloca a região no ranking das áreas vitivinícolas portuguesas com o maior número de uvas nativas. Por lá a Touriga Nacional, Touriga Franca, Castelão, Trincadeira e Tinta Roriz estão entre as tintas que se destacam. Já a Alvarinho e Arinto estão entre as brancas.
A região ganhou fama mundialmente por ser berço do vinho do Porto, um dos fortificados mais famosos do mundo. Mas ao longo do tempo, o Douro começou a produzir outros tipos de vinhos, como os tranquilos branco, rosé e tinto.
Para quem curte vinho, o Douro é um ótimo destino para visitar, a região possui muitas vinícolas que recebem turistas, além de museus e inúmeras opções de degustações e passeios.
Vinícolas para visitar
Museus e Lojas