Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

O Vinho Marsala

28 dezembro 2016
  • 8084 visualizações
  • 0 comentários

Você já ouviu falar no vinho Marsala? Saiba tudo sobre essa deliciosa e encantadora bebida.

Assim como várias outras descobertas, o surgimento do vinho Marsala foi decorrente de um fato histórico curioso.

Em 1770, John Woodhouse, italiano nascido na Sicília, se tornou um importante importador de vinhos britânicos, quando o vinho fortificado estava em alta nas terras inglesas. Em pouco tempo, ele abriu uma empresa que comercializada Jerez e vinho do Porto. Percebendo o grande sucesso desses tipos de exemplares e o potencial no cenário vitivinícola mundial, ele passou a produzir um vinho semelhante, o Marsala, inicialmente seco e amadurecido em sistemas de solera, como o Jerez.

A história desse vinho é marcada por altos e baixos. Atualmente, entrou em um novo auge, principalmente após a revisão da regulamentação de sua DOC em 1984.

Dentre as obrigatoriedades, se destacam a fortificação por meio de aguardente vínica, que dá origem a cinco categorias, subdivididas pela sua aparência, oro, ambra, ubino, e pela sua riqueza em açúcares, secco, semisecco e dolce.

Dica de leitura:  Como harmonizar água e vinho

O Marsala, cujo nome é derivado da expressão árabe Marsah-el-Allah, que significa “Portão de Deus”, além de ser um clássico siciliano, é um dos grandes vinhos fortificados do mundo. Vale a pena conhecer, experimentar e se apaixonar.

Marsala Fine Rubino DOPMarsala Fine Rubino DOP – Esse exemplar com aromas de frutas maduras, elegante doçura e sabor intenso é produzido pela Pellegrino.

 

Marsala Vergine Soleras DOPMarsala Vergine Soleras DOP – Esse exemplar possui aromas amadeirados, nuance de frutas secas e especiarias.

 

Marsala Superiore Riserva Oro DOPMarsala Superiore Riserva Oro DOP – Doce, macio e persistente, esse exemplar tem aroma de frutas cristalizadas, casca de laranja, baunilha, mel e figos secos.

Escrito por: Ana Cristina Fulgêncio

Formada em Bioquímica Agrícola e em Viticultura e Enologia, já atuou em vinícolas, desde a elaboração até a venda do produto final.