Sommelier Wine

Série uvas – Chenin Blanc

11 março 2015
  • 2891 visualizações
  • 1 comentários

Descubra a origem, as principais características e bons vinhos da uva chenin blanc!

Nativa do Vale do Loire, a chenin blanc é uma uva cultivada em diversos países, como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Israel, Brasil, Uruguai e Argentina.

Mas, apesar de originalmente francesa, essa variedade é considerada uma especialidade dos sul-africanos.

Na África do Sul, a chenin blanc é cultivada desde os tempos coloniais e responde por cerca de 20% dos vinhedos do país, onde também é chamada de steen. Saiba mais!

Características da uva chenin blanc

– A chenin blanc é uma uva muito versátil. Por isso, pode assumir diferentes características e de acordo com o seu terroir.

– Em climas quentes, aproxima-se mais da uva chardonnay, da viognier e da torrontés. Em climas frios, lembra a sauvignon blanc, a alvarinho e a pinot grigio.

– Essa uva é utilizada para elaborar vinhos varietais (em que ela aprece sozinha) e vinhos de corte (vinhos compostos por mais de uma uva).

Dica de leitura:  10 uvas brancas para conhecer

– Colhida precocemente, a chenin blanc pode remeter a maracujás, enquanto o amadurecimento a aproxima dos pêssegos. Os aromas frutados e florais, com notas de nozes, são os mais frequentes nos seus vinhos.

– Uma das notas mais comuns dessa uva é o aroma de maçã-verde. Como possui potencial para ser guardada ela também pode apresentar notas de mel com o passar do tempo.

– Possui acidez bem presente, originando um vinho com bastante frescor.

Como harmonizar os vinhos de chenin blanc

Para acompanhar os vinhos de chenin blanc, pratos à base de frutos do mar, frango ou peru são uma excelente pedida. Presunto ou, atém mesmo, bacon também podem harmonizar bem com os exemplares dessa uva.

Vinhos de chenin blanc para degustar

Fleur Du Cap Chenin Blanc 2013 – Com aroma de frutas tropicais e notas de pimenta verde, este fresco e frutado branco é elaborado com chenin blanc, uma das variedades mais cultivadas na África do Sul.

Dica de leitura:  10 vinhos brancos amadeirados para você provar

Espumante La Chamiza Brut – Este espumante é uma deliciosa surpresa. Leve, cremoso e fresco, com aromas de frutas cítricas. É elaborado pela Finca La Chamiza, vinícola-boutique argentina.

Huet Le Haut-Lieu Vouvray Sec 2012 – Com notas cítricas e florais no aroma, Huet Le Haut-Lieu Vouvray Sec 2012 é um branco complexo, com frescor acentuado e notas minerais. Elaborado pela histórica Domaine Huet.

Escrito por: Nicole Batista

Sommelière e Bacharel em Química, fez imersão em algumas regiões vitivinícolas da Europa e América do Sul.