Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Série uvas – família Pinot

08 junho 2016
  • 3868 visualizações
  • 4 comentários

Desta vez, não vamos falar sobre uma uva apenas, e sim, uma família inteira. Conheça as variedades de Pinot.

Pinot, nome derivado de pin, pinha em francês, é um grupo de uvas cuja origem remete às frias terras da Borgonha. Uma das mais conhecidas, a principal dessa família é a Pinot Noir.  Além dela, também compõem o grupo Pinot Blanc, Pinot Gris, Meunier, Auxerrois e, surpreendentemente, a Chardonnay, que seria o resultado do cruzamento da Pinot Noir com a Gouais Blanc.

De delicado e difícil cultivo, a Pinot Noir é uma variedade que origina vinhos fascinantes e, não à toa, é a cepa dos grandes tintos borgonheses. Diferente de sua “equivalente” branca, a Chardonnay, não é fácil, com a Pinot, conseguir em outras regiões as mesmas características sensoriais que ela apresenta na Borgonha, seu berço.

Apesar de a Pinot Noir ser umas das Pinot mais conhecidas, algumas outras são tão icônicas quanto, como no caso da Pinotage, que é a casta emblemática da África do Sul. A Pinot Meunier, que entra no corte de um dos espumantes mais famosos do mundo, o Champagne, e a Pinot Gris/Grigio, uma das variedades brancas da Pinot Noir, também.

Seguem abaixo algumas irmãs que integram a família Pinot:

Pinotage: nasce do cruzamento da Pinot Noir com a Cinsault e é a uva símbolo da África do Sul.

Dica de leitura:  O que é Vinho Varietal?

Pinot Bianco: mesma variedade da Pinot Blanc.

Pinot Blanc: é a variedade branca da Pinot Noir. Cultivada principalmente nas regiões de Champagne, Vale do Loire e usada na elaboração do Crémant d’Alsace.

Pinot Blanco: mesma variedade que a Chenin.

Pinot Chardonnay: mesma variedade que a Chardonnay.

Pinot d’Évora: mesma variedade que a Carignan.

Pinot Droit: mesma variedade que a Pinot Noir.

Pinot Grigio: mesma variedade que a Pinot Gris.

Pinot Gris: uma variedade branca da Pinot Noir. A mesma que Auxerrois Gris, na Alsácia, Tokay e Tokay d’Alsace, também da Alsácia, e Grauburgunder, na Alemanha.

Pinot Liébault: uva cultivada em Côte d’Or (região no coração da Borgonha), mutação da Pinot Noir, de rendimento mais elevado.

Pinot Meunier: mutação da Pinot Noir. A mesma que Meunier, Black Riesling e Auvernat Gris.

Pinot Nero: mesma variedade que a Pinot Noir.

Pinot Noir: uva tinta característica da Borgonha, muito cultivada no mundo todo. Apesar de ser muito sensível às condições climáticas, ela tem apresentado bons resultados em vários terroirs pelo mundo.

Pinot Rouge: mesma variedade que a Dameron.

Dica de leitura:  Série uvas - Tannat

Pinot Saint George: mesma variedade que a Négrette (Califórnia).

Pinot Sardone: mesma variedade que a Chardonnay.

Pronto! Agora que você já sabe um pouco mais sobre a família Pinot, é hora de degustar. Confira nossas sugestões:

Ropiteau Frères Bourgogne Pinot Noir 2013Ropiteau Frères Bourgogne Pinot Noir 2013 – Um tinto típico da Borgonha, com a Pinot Noir exibindo aromas de frutas vermelhas, notas de carvalho e um paladar saboroso e fresco.

Johann Wolf Pinot Blanc 2015Johann Wolf Pinot Blanc 2015 – Elaborado com a Pinot Blanc, com aromas de frutas cítricas, toques de especiarias e nuances florais se mesclam e formam o perfil olfativo desse branco alemão.

Maycas Sumaq Reserva Pinot Noir 2014Maycas Sumaq Reserva Pinot Noir 2014 – Merecedor da ótima avaliação por parte de críticos especializados, esse Pinot Noir possui nítidos aromas de frutas vermelhas e tosta.

Villa Wolf Ernst Loosen Pinot Gris 2014Villa Wolf Ernst Loosen Pinot Gris 2014 – Equilibrado e com saborosa acidez, esse branco elaborado com a Pinot Gris, possui aroma de frutas brancas, notas de ervas frescas e toque floral.

Fantinel Borgo Tesis Pinot Grigio DOC Grave 2013Fantinel Borgo Tesis Pinot Grigio DOC Grave 2013 – Equilibrado, com intenso frescor e aromas de flores, frutas e minerais, esse Pinot Grigio provém da região italiana Friuli.

 

Escrito por: Ana Cristina Fulgêncio

Formada em Bioquímica Agrícola e em Viticultura e Enologia, já atuou em vinícolas, desde a elaboração até a venda do produto final.