Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Série uvas – Zinfandel, a joia californiana

18 novembro 2018
  • 16984 visualizações
  • 0 comentários

A Zinfandel é uma uva muito produzida na Califórnia, onde é cultivada desde a metade do século XIX. Saiba tudo sobre ela!

Dia 19 de novembro é data para comemorar o Zinfandel Day. De que forma? Tomando um ótimo exemplar desta que é considerada uma das uvas mais importantes do Novo Mundo e, não à toa, conhecida como a joia californiana.

Muito encontrada na Califórnia, nos Estados Unidos, onde é cultivada desde a metade do século XIX, a Zinfandel é originária da Croácia, conhecida como Crljenak Kaštelanski, Tribidrag ou Pribidrag. Essa uva tinta, que dá vida a vinhos com aromas frutados, com destaque para amora e framboesa, é também comumente achada na região da Puglia, na Itália, onde é chamada de Primitivo.

A comprovação científica, de que a Zinfandel e a Primitivo possuem o mesmo DNA, ou seja, que são a mesma uva, aconteceu em 1996, pela cientista de análise genética da vinha e professora de enologia da Universidade da Califórnia, Carole Meredith, junto com pesquisadores croatas.

Dica de leitura:  Conheça a Baron Philippe de Rothschild

Por mais de um século a Zinfandel foi a uva tinta mais cultivada na Califórnia, porém, perdeu o seu posto com a chegada da Cabernet Sauvignon e outras uvas.

Atualmente, a maioria dos vinhedos dessa variedade se concentram nos Estados Unidos. Por lá, a Zinfandel ocupa 4,3% da área total de vinhedos do país, sendo a sétima mais cultivada.

Essa uva conquistou tantos apreciadores, que um grupo fundou o ZAP (Zinfandel Advocates & Producers), uma organização composta por produtores e consumidores, que busca promover a Zinfandel cultivada nos Estados Unidos. O ZAP possui diferentes projetos, oferece conteúdos educativos e organiza diversos eventos, entre eles o Zinfandel Experience, o maior do mundo sobre essa variedade.

Além de encontrada nos Estados Unidos, na Itália e na Croácia, essa variedade também é cultivada, mas em menores proporções, na Austrália, no México e na África do Sul.

Dica de leitura:  A versatilidade da Pinot Grigio: um pouco francesa e um pouco italiana

Sabemos que uma mesma uva, cultivada em diferentes regiões, gera vinhos distintos, devido às características do terroir de cada local. Mas, de uma forma geral, a Zinfandel possui um amadurecimento precoce, sendo uma das primeiras uvas tintas a ser colhida. Ela resulta em exemplares frutados e com toque condimentado.

Além dos tintos, a Zinfandel dá vida ao White Zinfandel, um vinho rosé com estilo leve, frutado e, em sua maioria, com doçura perceptível no paladar. Esse novo jeito de vinificar a Zinfandel começou a ser utilizado em 1970, na época do “boom” dos vinhos brancos.

Já escolheu seu Zinfandel para brindar hoje? Não espere mais!

Escrito por: Wine