Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Uva Sauvignon Blanc: tudo o que você precisa saber

12 março 2021
  • 1603 visualizações
  • 0 comentários

De corpo leve, elegante e frescor particular, a uva Sauvignon Blanc se encaixa perfeitamente no clima tropical brasileiro. Conheça!

Leveza, elegância e aroma refrescante são algumas das características mais marcantes da uva Sauvignton Blanc, que tem origem francesa e estabeleceu raízes nos quatro cantos do planeta – com destaque para a Nova Zelândia, Chile e Califórnia.

A casta é uma das uvas brancas mais cultivadas pelo mundo, e pode produzir vinhos brancos com vários estilos, do Sauvignon Blanc mais fresco até o mais encorpado.

Conheça tudo o que você precisa saber sobre a uva Sauvigton Blanc e por que ela conquistou o coração dos apaixonados por vinho!

Características da Sauvignon Blanc

A uva Sauvignon Blanc é uma casta de vinhos brancos, de corpo leve, elegante e de frescor particular.

É muito comum apresentarem notas de frutas cítricas e hortaliças, como aspargos e pepino. Mas é possível encontrar exemplares com aromas de frutas tropicais, como maracujá, abacaxi e kiwi. Já no paladar, a uva mostra boa acidez, repete as notas herbáceas e final refrescante.

Sua personalidade é tão forte que, independente da localização em que é cultivada, a uva mantém o seu caráter e nitidez. Além disso, são considerados vinhos jovens, pois devem ser consumidos entre o primeiro e o sexto ano após a sua colheita. 

Todas essas qualidades mostram como o seu corpo se encaixa perfeitamente no clima tropical brasileiro e harmoniza bem com a culinária nativa. 

Harmonização com a uva Sauvignon Blanc

Falando em culinária, um bom vinho sempre pede aquele acompanhamento especial – e para isso, a Sauvignon Blanc é a companhia perfeita para diversos pratos.

Se for apenas para recepcionar convidados ou familiares, os aperitivos são uma ótima pedida para esse vinho. Você pode servir carpaccio, guacamole ou queijos. Para os queijos, aposte nos que carregam um sabor leve, mas que tenha uma textura cremosa. Essas características você encontra no brie, mascarpone e os que são produzidos a partir do leite de cabra.

Mas se a ocasião é um jantar, o mais indicado são os pratos com carnes brancas, como aves, peixes e frutos do mar. Outra opção é servir massas com molhos cremosos, acompanhados de legumes e vegetais da primavera, como ervilhas, aspargos, brócolis e couve-flor.

Pratos que harmonizam com a Sauvignon Blanc:

  1. Carpaccio;
  2. Guacamole;
  3. Queijo brie;
  4. Carnes brancas;
  5. Massas com molhos cremosos.

Vinhos com a uva Sauvignon Blanc

Para apreciar as características da uva em um bom vinho, separamos algumas indicações que vão te surpreender no sabor. E claro, já pode deixar um deles separado para o próximo jantar a dois ou em família!

1. Calyptra Gran Reserva Sauvignon Blanc 2016: Um branco único, de bom corpo, acidez equilibrada e longo final. 

2. Hunter and Fox Sauvignon Blanc 2019: elaborado no terroir australiano, esse vinho traz um estilo descontraído e fácil de beber, esse branco destaca leveza e frescor, ideal para harmonizar com receitas mais leves ou para ser degustado sozinho em dias mais quentes.

3. Baron Philippe de Rothschild Sauvignon Blanc 2019: com amadurecimento apenas em tanques de aço inox, o rótulo é fácil de beber e de harmonizar, esse exemplar agrada com facilidade.

4. Finca Traversa Sauvignon Blanc 2019: vinho marcado pelo seu frescor, é ideal para o verão, momentos descontraídos na piscina, praia e com amigos.

Curiosidades sobre a Sauvignon Blanc:

  • Não é uma prática comum que a uva Sauvignon Blanc seja amadurecida em carvalho. De maneira geral, os enólogos preferem os tanques de aço e o desenvolvimento em garrafa;
  • Normalmente esta uva não produz vinhos para longos envelhecimentos, sendo seu consumo ideal entre o primeiro e o sexto ano da colheita;
  • Apesar da Sauvignon Blanc ser muito conhecida na Nova Zelândia, ela foi plantada no país apenas a partir da década de 70. O principal local de cultivo no país é Marlborough, norte da ilha sul. Por lá tem milhares de hectares dessa variedade que é muito rentável.

Gostou? 

Que tal agora você também conhecer a Cabernet Sauvignon, uma das variedades da Sauvignon Blanc?! A Winepedia conta com um conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber. 

Escrito por: Wine