Harmonização de vinho e chocolate
- 47 curtidas
- 8597 visualizações
- 0 comentários
Confira todas as dicas para você se deliciar harmonizando duas maravilhas: vinho e chocolate
Uma das datas mais gastronômicas do ano está se aproximando, a Páscoa, e a tradição (irresistível) do chocolate não pode faltar. Mas bate aquela dúvida na hora de harmonizar: vinho e chocolate combinam?
Embora a textura rica, o sabor pronunciado e a doçura fazem dessa delícia algo não tão fácil de harmonizar, o vinho pode, sim, ser uma excelente companhia. O equilíbrio é o segredo.
Veja o estilo de rótulo que casa melhor com os variados tipos de chocolate e aproveite!
Chocolate ao leite
O dulçor e a untuosidade do chocolate ao leite harmonizam com vinhos de paladar mais adocicados, como o Finca Las Moras Dadá Nº 2 Art Wine 2021.
Fresco, frutado e macio, este delicioso exemplar apresenta aroma de frutas pretas, como amora e cassis, especiarias, doces e café. Na boca, tem corpo médio com acidez balanceada.
Chocolate branco
Nos chocolates brancos, temos uma presença marcante da manteiga de cacau, que tem, como características, doçura e gordura acentuadas, o que pede um vinho de igual dulçor para acompanhar a doçura do chocolate, e com boa acidez para ajudar a limpar o paladar.
Pedida certa para um vinho elaborado com a uva Moscatel, como o Espumante U By Undurraga D.O. Valle del Itata Sweet.
Elaborado pelo Método Charmat – segunda fermentação em tanques de aço inox – para preservar todo o frescor e a vivacidade da uva, este espumante é leve, aromático, muito refrescante e com final adocicado.
Em outras palavras: fica perfeito com chocolate branco!
Chocolate meio amargo
Com maior porcentagem de cacau, mescla leve amargor com sutil doçura. Combina com um tinto com taninos macios, textura aveludada e leve dulçor como o Apothic Red 2021.
Com notas de frutas pretas maduras como amora, cereja e mirtilo, frutas vermelhas, especiarias, baunilha, mocha e chocolate, esse rótulo, na boca, é de corpo médio, frutado, com boa estrutura, acidez agradável e taninos macios.
Combina com a vibe do meio amargo, não é mesmo?
Chocolate amargo
Quando o chocolate possui presença mais marcante, como o amargo, com grande quantidade de cacau, o ideal é que o vinho seja tinto, mais estruturado, com maior corpo, com taninos macios e acidez média.
Outra dica que pode enriquecer a experiência, é escolher um tinto com passagem por barrica. O Dark Horse Big Red Blend é uma escolha formidável para esta harmonização, apresentando médio corpo, acidez agradável, taninos macios e bom final.
Chocolate com castanhas
A untuosidade do chocolate com castanhas se mescla ao paladar intenso do Porto Burmester Tawny. O vinho do Porto é um vinho coringa para harmonizar com chocolates, vai bem com chocolate ao leite, chocolates amargos, ou aqueles com castanhas e frutas secas.
Além disso, apresenta acidez equilibrada com a doçura, e notas frutadas, de caramelo e amadeiradas.
E aí, já sabe qual o seu chocolate ou vinho favorito para a Páscoa?
Garanta todos esses no Site da Wine!