Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Vinho rosé: qual é o estilo de cada região?

13 agosto 2025
  • 24 visualizações
  • 0 comentários

Gosta de vinho rosé, mas sempre tem dúvidas em qual escolher? Leia o artigo de hoje e conheça as melhores regiões.

Leve, refrescante e versátil, o vinho rosé é produzido a partir de inúmeras técnicas que criam diferentes estilos, categorias e sabores. Estes podem ser elaborados a partir de uvas tintas e brancas, que foram cuidadosamente selecionadas para criar garrafas que proporcionam uma degustação inesquecível.

Os vinhos da Itália, Argentina, Brasil, Espanha, Chile, Portugal e outros países entregam altíssima qualidade por um valor que cabe no seu bolso. Leia o artigo abaixo e descubra quais são os principais estilos de cada região.

Vinho rosé chileno

Geralmente, os vinhos do Chile trazem sabores descomplicados, que surpreendem os paladares mais exigentes ao mesmo tempo que agradam quem está iniciando a apreciar a bebida. A personalidade desses vinhos é fortemente influenciada pela região onde é produzido.

Um ótimo exemplo é o Baron Philippe de Rothschild Rosé 2022, produzido no Valle del Maule, uma importante vitivinícola do Chile. Ela fica em regiões com clima mediterrâneo e solos variados, que favorecem a produção de vinhos de alta qualidade.

Vinho rosé da Espanha: regiões Rioja e mais

Os vinhos da Espanha rosé aparecem em uma grande variedade de rótulos vindos de diferentes vinícolas e regiões do país europeu. Os exemplares são elaborados em adegas renomadas, como Bodegas D. Mateos, Bodegas Esteban Martin, Bodegas Fernando Castro e Bodegas López Morenas.

Na maioria dos rótulos, os vinhos rosés espanhóis trazem uma coloração clara a média com notas de frutas vermelhas que adicionam um toque frutado e elegante à bebida. Já a textura sutil possui um sabor equilibrado com boa acidez, perfeita para combinar com vegetais grelhados, salmão assado e sobremesas com morango.

Que tal fazer um jantar harmonizado e apreciar ao máximo as uvas espanholas? Você pode começar com um rosé feito com a uva Garnacha, ou um branco feito com a Viura, também conhecida como Macabeo, para harmonizar com aperitivos, ou com pratos principais à base de peixes e frutos do mar. Agora, se o seu prato principal for à base de carne, vinhos tintos com as uvas Tempranillo, Garnacha, Monastrell e Graciano serão ótimas escolhas.

Vinho rosé da Argentina: Bodegas Salentein, Peñaflor e mais

Os vinhos rosés argentinos podem ser varietais, feitos com uma só uva, ou blends, quando misturado mais de uma uva. A escolha da uva é bem cuidadosa, com foco em produzir vinhos aromáticos, saborosos e refrescantes. Além disso, são opções curingas que agradam todos os paladares, sendo ótima escolha para quem está começando no mundo dos vinhos ou deseja agradar amigos e familiares em um jantar especial.

O Luna Del Desierto Rosé, por exemplo, é um vinho vegano produzido na Argentina. Esse rótulo encanta com seus expressivos aromas florais e sua delicadeza frutada. Na boca, é leve, delicado e muito refrescante. Um vinho jovem que está prontinho para ser bebido!

Os rótulos aparecem em diferentes tamanhos e kits de vinhos com 2 a 10 garrafas de várias qualidades e categorias. Essas opções são ótimas escolhas para quem já aprecia a bebida e deseja adquirir mais de um tipo de exemplar para guardar ou beber assim que receber a entrega.

Como tomar o vinho rosé?

Os rosés podem ser tomados ainda jovens e possuem um potencial de guarda menor que outros exemplares, como os vinhos tintos. A temperatura ideal de serviço varia de 8° a 10°C a depender de alguns fatores, como o tipo da uva e do método de produção. 

Como escolher um bom vinho rosé?

Para escolher um bom vinho rosé, observe a região produtora, a uva utilizada e o estilo que mais agrada ao seu paladar. Rosés mais claros tendem a ser delicados e frescos, enquanto os de cor mais intensa geralmente têm sabores mais marcantes. Avalie também a safra e procure rótulos de vinícolas reconhecidas, que garantem qualidade e consistência. Lembrando sempre de considerar a harmonização com o prato que será servido, para valorizar ainda mais a experiência.

Na Wine, você encontra uma seleção especial de vinhos rosés de diversas regiões do mundo, com diferentes estilos e faixas de preço. Clique aqui, acesse nosso site, descubra novos rótulos e escolha o seu.

Escrito por: Luan Kaue Tosta do Prado