Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Vinhos

Lambrusco, os 8 melhores à venda no Brasil

09 janeiro 2020
  • 560 visualizações
  • 0 comentários

Gelado, esse vinho é perfeito para abrir o apetite antes do almoço.

Muito apreciado pelos degustadores principiantes, o Lambrusco é um vinho que está em alta e há muitas opções disponíveis por aqui para você conhecer essa variedade – e com certeza adorar!

O Lambrusco é um vinho milenar originado na região italiana de Emilia Romagna, próxima a Bolonha.

De estilo jovem e consumo rápido, essa bebida possui coloração azul escura, variando do roxo ao preto. Para produzi-lo, as uvas podem ser do tipo Malvasia ou Lambrusco, brancas ou tintas, e elas amadurecem tardiamente, de forma a aproveitar todo o sol do outono europeu. O resultado é uma matéria-prima menos doce e muito leve.

A classificação é feita de acordo com o teor de açúcar na bebida. Ela pode ser Secco, Semisecco, Amabile, Doce. Também é um vinho frisante. Ou seja, possui uma menor quantidade de gás do que o espumante devido ao seu processo de fermentação único.

A variedade Lambrusco é ideal para ser consumida antes de refeições pesadas, como as da região italiana de origem. Presuntos, carne de porco, azeite e peixes caem bem para a harmonização, pois o vinho auxilia na digestão da gordura.

Um vinho de qualidade

Essa bebida começou a se popularizar na década de 70, quando passou a ser exportado para os Estados Unidos. De lá para cá, conquistou o gosto inclusive dos brasileiros, pois é uma bebida com custo mais baixo em comparação com os vinhos envelhecidos.

Por muito tempo, o Lambrusco foi considerado sinônimo de má qualidade de vinho. Embora não seja um rótulo nobre, um bom exemplar dessa variedade possui qualidades, como leveza, pouco teor de açúcar, acidez destacada e um forte aroma de frutas vermelhas.

Dica de leitura:  Vinho chinês: rótulos chegam ao Brasil pela primeira vez

O problema é que, com a popularização da bebida nos últimos anos, os exemplares encontrados no mercado são aqueles de paladar exageradamente adocicado e gaseificados artificialmente.

Felizmente, o Lambrusco voltou a ser valorizado e, nos últimos anos, ganhou até uma data comemorativa. Dia 21 de junho é o World Lambrusco Day, quando eventos, adegas e restaurantes pelo mundo se voltam para a bebida.

Qual escolher?

Encontrar um Lambrusco de qualidade sai por volta de R$ 30, principalmente os que são produzidos na famosa região de Emilia-Romagna.

Esse tipo de vinho é feito para ser bebido jovem, preferencialmente no ano em que é produzido. Por isso, os rótulos normalmente não trazem informações sobre a safra. Desconfie de Lambruscos envelhecidos!

Não se esqueça que o vinho deve ser servido em uma taça específica para frisantes. Ela possui bojo fino e delicado que preserva as bolhas do líquido e oferece sabor e aroma por mais tempo, além de manter a temperatura do vinho ideal. Se quiser, coloque as taças na geladeira para degustar uma bebida mais saborosa.

Conheça algumas opções que irão agradar o seu paladar:

Porta Soprana Lambrusco I.G.P. Emilia Rosso Amabile

Esse italiano tinto é alegre e festivo, sendo ideal para festas informais e descontraídas, como aniversários e casamentos. Ele traz a marca dos 150 anos da Cantina Chiarli em experiência na produção de Lambrusco na região da Emilia Romagna, comprovando sua qualidade.

Dica de leitura:  Vinho verde virou moda no Brasil, entenda o porquê

Lambrusco Grasparossa di Castelvetro “Monovitigno” DOP, NS – Fattoria Moretto

A Fattoria Moretto produz um vinho que mostra a verdadeira identidade dos Lambruscos. Ele possui uma coloração bastante avermelhada, quase preta. É um vinho seco de sabores intensos.

Frisante Lambrusco Dell Emilia Cella Branco

Com aromas que remetem a frutas brancas e cítricas, juntamente com notas florais, esse Lambrusco tem corpo leve, um bom frescor e retrogosto que confirma as sensações olfativas. É fabricado na Itália.

Lambrusco Branco IGT Anella

Com um ótimo custo-benefício, esse vinho italiano reúne uma variedade especial de uvas e possui aroma de frutas cítricas. Ele oferece um sabor fresco ao paladar e é apenas levemente gaseificado.

Vinho Lambrusco Cavicchioli

Esse vinho branco combina os aromas das frutas brancas com as cítricas, resultando em um sabor frutado, levemente adocicado, fresco e efervescente.

Lambrusco Frisante Dellemilia Villa Fabrizia

Essa outra opção de branco frisante conta com uma cor palha brilhante e seu aroma é frutado e fresco. Na boca, apresenta paladar adocicado, corpo leve e frescor agradável.

Lambrusco Montecchio Rosé

Esse italiano é elaborado com autênticas uvas da variedade Lambrusco, que proporciona ao vinho um sabor doce frutado, fresco e harmônico. Seu aroma também é frutado e duradouro.

Lambrusco Dell’emilia Casa Ronaldi Rosé

Doce, esse Rosé frisante também é um Lambrusco, cultivado em Reggio Emilia na Itália. Ele é delicado, inclusive em sua coloração rosa bem claro, e libera aroma de frutas vermelhas com acidez moderada.

Escrito por: Wine