Cinco vinhos Tempranillo para você provar
- 113 curtidas
- 8945 visualizações
- 1 comentários
Conheça cinco vinhos elaborados com a versátil e deliciosa Tempranillo e presentei seu paladar com sabores únicos!
Uma uva que agrada aos mais diversos paladares, de enófilos iniciantes e experts, a Tempranillo nasceu na Espanha e se propagou para os quatro cantos do mundo. Ela tem outros nomes de acordo com a região onde é cultivada, podendo ser chamada de Tinto Fino, Tinta del País e Tinta de Toro.
Dentre todas as uvas cultivadas em terroirs espanhóis, a Tempranillo é mais famosa. Originária do norte do país, seu nome é uma referência ao seu amadurecimento precoce – temprano significa cedo. Ela é uma das primeiras tintas a ser colhida, o que a torna adaptável a climas variados.
Por sua versatilidade, a Tempranillo gera vinhos de vários estilos, desde os mais fáceis de beber até os mais complexos. Confira nossas dicas e aproveite!
Viña Vilano Roble Tempranillo 2016 – Os cachos de uvas desse vinho vêm de videiras que possuem 25 anos de idade, o que significa uvas mais concentradas e vinhos mais complexos.
Salton Classic Bonarda Merlot Tempranillo – Tinto com aromas frutados e toque floral. Em boca, possui corpo leve para médio, acidez agradável, taninos macios, final agradável e sabor frutado.
Toro Loco D.O.P. Utiel-Requena Tempranillo 2017 – Elaborado com a uva Tempranillo, não amadurece em barricas, para trazer o máximo da expressão da uva, da videira para a taça.
Protos D.O. Ribera del Duero Tinto Fino 2016 – Tinto elegante e pontuado, elaborado pela Protos, uma das vinícolas mais antigas da região espanhola Ribera del Duero.
Esteban Martín D.O.P. Cariñena Crianza 2015 – Esse exemplar ganha vida no terroir de Cariñena, uma pequena região espanhola ainda pouco conhecida no Brasil.