Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Tintos de Verão: será que vinho tinto combina com um clima mais elevado?

24 janeiro 2024
  • 57 visualizações
  • 0 comentários

Saiba quais vinhos tintos degustar mesmo com as altas ondas de calor que vêm ocorrendo em todo o Brasil.

Ao contrário do que muitos pensam, vinho tinto não é só para tomar no inverno não, viu? Mesmo que, no verão, a gente tenha “um sol para cada um”, os tintos não precisam ser deixados de lado. 

No episódio #180 do Wineverso, o podcast da Wine, Thamirys Schneider e Isabela Ludgero falaram um pouco mais sobre o assunto e deram dicas de uvas e vinhos para escolher na estação mais quente do ano.

Quer saber quais são elas? É só continuar a leitura!

Como escolher os melhores tintos para o verão

Chega de só tomar vinho branco ou rosé no verão: os tintos não precisam ser rejeitados durante a estação! 

Mas, afinal, como escolher os melhores e que não deem aquela sensação de queimação?

De acordo com a sommelier Thamirys Schneider, a dica é optar por vinhos de corpo mais leve, mais jovens e frescos, de preferência para consumo imediato. 

“O corpo do vinho é o peso dele. Quando você toma um suco de morango e uma vitamina da mesma fruta, você sabe e sente no paladar que o morango, quando em vitamina, tem mais corpo, é mais denso. O mesmo vale para o vinho”, explica Schneider no episódio. 

Dessa maneira, quem estiver a fim de degustar aquele tinto incrível em um dia de mais calor, pode selecionar um rótulo de menor teor alcóolico, afinal, é esse percentual que influencia, muitas vezes, o corpo da bebida. 

“O que agrega corpo ao vinho? O seu nível alcoólico, por exemplo. 13,5% de teor alcoólico, 14, 14,5%, significa dizer que aquele vinho apresenta alto teor alcoólico, é uma uva mais concentrada no paladar, com maior quantidade de açúcar natural do vinho, e que também pode ter sido cultivada em regiões mais quentes ou de grande atitude”, conta. 

Comida também deve ser levada em consideração

Mas não é somente o tinto leve que deve ser levado em consideração no verão, não, viu?

Como lembrado por Isabela Ludgero no episódio, o ideal é que a comida a ser harmonizada também seja leve, como uma salada ou um peixe. 

“Mas, Thamirys, pode peixe com tinto? Depende do tinto, depende do peixe. Se for um atum grelhado, por exemplo, vai super bem e o verão tem muito desse apelo”, pondera Thamirys.

Uvas mais leves para a estação

Se, ainda assim, depois de todas essas dicas, você tiver dificuldade em encontrar um tinto para o verão, experimente ir pelas uvas. 

Como ouvido no podcast, essas são as melhores para serem consumidas durante a temporada:

Quer saber mais?

Não deixe de ouvir o episódio completo e aproveite para conferir todos os quase 200 episódios de Wineverso.

Um conteúdo rápido, fácil de entender, didático e imperdível seja para quem está iniciando no universo, seja para quem já é avançado no assunto!

Escrito por: Wine