Enoturismo

Lisboa – Roteiros do vinho

13 abril 2016
  • 1566 visualizações
  • 6 comentários

A capital portuguesa tem vinho, belas paisagens, boa comida e opções de lazer e diversão para todos os gostos. Confira.

Cidade antiga, com patrimônio cultural rico e inquestionável, Lisboa também tem se renovado e, hoje, possui propostas de lazer que atendem a todos os públicos.

A capital portuguesa também é famosa pelos vinhos. A cidade está localizada na região de mesmo nome – antigamente reconhecida como Estremadura– responsável pela produção de uma vasta opção de exemplares, graças à diversidade de solos, castas, ventos e de tantos outros aspectos que incluem o próprio homem.

Lisboa é composta por nove Denominações de Origem. Ao sul, bem perto da cidade, encontram-se as denominações de Bucelas, Colares e Carcavelos. No centro da região estão as denominações de Alenquer, Arruda, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras, enquanto ao norte está a denominação de Encostas d’Aire.

Nos vinhedos, as principais castas cultivadas são as brancas Arinto, Fernão Pires, Malvasia, Seara-Nova e Vital; e as tintas Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão, Tinta Miúda, Touriga Franca, Touriga Nacional e Trincadeira. Além de uvas internacionais como a Chardonnay, a Cabernet Sauvignon e a Syrah.

Dica de leitura:  5 vinhos para presentear seu amor

Enoturismo

Um dos atrativos históricos da cidade é o Museu do Vinho, em funcionamento desde abril de 2006. No local, você encontrará referências aos melhores exemplares da região. O edifício do século XIX que abriga a mostra tem também uma exposição relativa à evolução das técnicas e instrumentos vitivinícolas.

Entre as vinícolas a serem visitadas, a Bacalhôa é um destino imperdível. A tradicional propriedade está localizada a poucos minutos da cidade e encanta a todos com suas vinhas, palácios, caves, jardins e obras de arte.

Para conhecer outras vinícolas e agendar sua visita, confira a Rotas dos vinhos de Lisboa, opção prática para degustar as muitas opções do lugar.

Gastronomia

Os lisboetas gostam especialmente da cozinha tradicional portuguesa, em que se incluem os petiscos, mas é possível encontrar na cidade sabores e cheiros de muitas gastronomias. Vinho não pode faltar junto às refeições, é claro. Afinal, Portugal é um país de grande tradição vinícola, havendo exemplares adequados a cada prato.

Dica de leitura:  Regiões satélites de Saint-Émilion

Lisboa oferece inúmeros locais onde podemos apreciar as especialidades gastronômicas. Boas opções são os restaurantes Eleven – do chef Joachim Koerper –, e o Solar dos Presuntos, casa com mais de 40 anos de tradição na região.

Mais atrativos em Lisboa

Passeios a pé, balões de ar quente, mergulho, visitas guiadas em embarcações típicas do rio Tejo, atividades equestres, passeios de bicicleta, asa delta e muitas outras atrações são oferecidas por empresas de animação da cidade. Vale a pena conferir a Rota turística e as muitas opções de lazer em Lisboa. Acesse aqui para saber mais e boa viagem!

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.