Chardonnay: saiba tudo sobre a uva verde!
- 194 curtidas
- 31710 visualizações
- 0 comentários
Confira a história, características e harmonizações com a uva que é uma das mais produzidas do mundo!
Impossível gostar de uma boa taça de vinho, ser apaixonado pelos vinhos brancos e nunca ter ouvido falar da uva Chardonnay. Apesar da casta se destacar na produção dos brancos, é importante ressaltar que a uva também está presente em diversos outros tipos de vinhos, como o doce e os espumantes.
A principal região produtora da Chardonnay é Borgonha, na França – local de nascimento da uva. Ao longo da história, a casta foi ganhando espaço e hoje pode também ser encontrada em rótulos produzidos em locais como Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Nova Zelândia.
Ficou curioso e quer saber mais sobre a uva Chardonnay? Acompanhe o artigo que preparamos!
Conheça a história da Chardonnay
A Chardonnay é uva de origem francesa e está entre as principais castas internacionais, sendo uma das mais plantadas em todo o mundo. A grande expressividade da Chardonnay se dá pela fácil adaptação em diferentes tipos de clima e solo. No entanto, o estilo e as características do vinho podem variar de acordo com o terroir da região onde a uva for plantada e com o processo de vinificação.
Durante muito tempo, acreditava-se que existia uma ligação entre as uvas Chardonnay, Pinot Blanc e a Pinot Noir, já que as três possuem estrutura e formato parecidos – se diferenciando basicamente pela cor do fruto.
Entretanto, estudos de análise de DNA confirmaram que a Chardonnay é na verdade um cruzamento entre as uvas Gouais e a Pinot Blanc (está aí o motivo por serem tão parecidas!).
A partir disso, a Chardonnay foi reconhecida como uma nova espécie de uva e não mais como uma variedade do cruzamento entre a Gouais e a Pinot Blanc.
Como são os vinhos Chardonnay?
A fruta de pele verde é comumente utilizada na produção de espumantes e vinhos brancos. É considerada a uva mais “maleável” do mundo pelo fato de ser possível produzi-la em praticamente todas as regiões.
Os vinhos Chardonnay são encorpados e com uma textura cremosa. É bastante comum encontrarmos vinhos Chardonnay varietais – feitos apenas com uma casta. A casta da Chardonnay é também utilizada para fazer vinhos doces, tranquilos e espumantes. E é uma das uvas autorizadas para a produção do tradicional champanhe.
Dicas de rótulos Chardonnay
- Oxford Landing Estates Chardonnay 2019: a Austrália já cultivou cerca de 600 uvas diferentes ao longo de sua história vitivinícola. Algumas permanecem até hoje e ganharam destaque devido à excelente adaptação ao terroir, como é o caso da Chardonnay que resulta neste excelente rótulo;
- The Wine System Viuranus D.O. Navarra 2019: um Chardonnay frutado e fresco com aromas de frutas cítricas e abacaxi. Acompanha muito bem peixe frito, acarajé, salada de folhas verdes e pizza de pesto.
- Calyptra Vivendo Reserve D.O. Alto Cachapoal Chardonnay 2018: Vinho com aromas de frutas brancas, cítricas e amarelas, com destaque para o abacaxi, com nota floral. Seu paladar, se mostra leve, cítrico, com boa acidez e bom final;
- Killka Chardonnay 2020: belíssimo Chardonnay que promete encantar com seus aromas tropicais e sabor refrescante. Harmoniza perfeitamente com lagostas, frutos do mar, queijo de cabra, vieiras e atum;
- Atrevida Chardonnay 2019: as uvas Chardonnay utilizadas neste exemplar argentino são provenientes do vinhedo El President, plantado em 1998, no sopé dos Andes. Uma combinação única de Velho Mundo, a elegância europeia, com um toque latino picante.
Harmonização com Chardonnay
A Chardonnay tem amplo repertório de harmonização por ser apresentada em diferentes versões.
A Chardonnay sem passagem por carvalho, mais jovem e fresca, combina melhor com comidas de texturas mais leves, como mexilhões, ostras e peixes suaves. Perfeita para os amantes de frutos do mar.
Já os vinhos envelhecidos em carvalho, combinam com os pratos mais encorpados e temperados com açafrão, alecrim ou curry que são ricos em aroma.
Ainda no caso de vinhos mais envelhecidos, os pratos de aromas parecidos com o do vinho, como por exemplo, os defumados, compõem ótimas harmonizações.
Outras receitas untuosas, que levam manteiga, creme de leite ou queijo derretido no preparo, também combinam com a textura dos vinhos Chardonnay.
Pratos com bacalhau, purês, polenta, massas com molho branco e risotos também vão bem com os vinhos de rótulo dessa uva.
Harmonização com Chardonnay:
- Frutos do mar como mexilhões, ostras e peixes suaves com molhos ácidos;
- Pratos temperados com açafrão e/ou curry;
- Carnes defumadas;
- Bacalhau;
- Massas ao molho branco.
Agora que você já conhece a história e até os principais locais de produção da uva, que tal experimentar um vinho de rótulo Chardonnay?