Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Desvendando regiões pouco conhecidas: Vale do Leyda

24 Maio 2024
  • 584 visualizações
  • 0 comentários

Saiba mais sobre essa promissora região para a produção de vinhos localizada no Chile!

Localizada no lado oeste da cordilheira costeira do Chile, a apenas 4 km do Oceano Pacífico, está ela, a região do Vale do Leyda. 

Conhecida pela presença da vinícola de mesmo nome (Leyda) e de outras como a Undurraga e a Tarapacá, a área é agraciada pelos vinhedos El Granito e El Maitén, sendo conhecida por seu clima frio e próximo ao mar, perfeito para a produção e o amadurecimento das melhores uvas. 

Quer saber mais sobre essa história? 

É só continuar a leitura do post!

A melhor produtora de Pinot Noir do Chile

Conhecida por um estilo de vinho único e diferente, o Vale do Leyda, no Chile, quer revolucionar a indústria vitivinícola. 

Apesar de recente – a área não era explorada até os anos 1990 e só ganhou registro de marca e Denominação de Origem do Vale do Leyda em 1998 e 2001, respectivamente – a região, hoje, é especialista em vinhos de qualidade premium.  

Uma das vinícolas presentes por lá, a Leyda, quer, inclusive, se transformar na melhor produtora de Pinot Noir do Chile. 

Segundo coluna da Forbes, as pesquisas da vinícola envolvem uso de pouca madeira para ressaltar a pureza dos vinhos e estudos de utilização de leveduras em diferentes clones das videiras, no entanto, desenvolver uma levedura própria para realçar ainda mais o sabor das suas uvas não estão descartadas. 

“Precisamos prestar mais atenção ao clima, pois há muitas variações e as vindimas se adiantam”, pontua Viviana Navarrete, enóloga da vinícola, em entrevista à coluna.

Clima e solo são destaques da região

Falando em clima, o clima do Vale do Leyda, como dito anteriormente, é fresco, influenciando os vinhedos com temperaturas por volta de 13ºC. 

A brisa marítima ajuda a manter as temperaturas mais baixas durante o período de amadurecimento das uvas, o que é especialmente benéfico para variedades que prosperam em climas mais frescos.

Aliás, é por conta desse clima que as uvas conseguem amadurecer lentamente, o que melhora os sabores, aromas e acidez naturais dos rótulos produzidos por lá, ao mesmo tempo que acrescentam um caráter salino aos vinhos.

Com mais de 120 milhões de anos, os solos do vale também são um diferencial à parte, sendo os mais antigos do país. 

Predominantemente de origem vulcânica, oferecendo boas condições para o cultivo de uvas, a combinação de solos bem drenados e clima fresco contribui para a produção de vinhos com boa acidez e expressão de terroir.

São através dos solos de granito, argila, lodo e carbonato de cálcio, que a região ganha – e muito! – em vinhos vibrantes e com alta mineralidade.

Os vinhedos presentes no Vale do Leyda 

A região do Vale do Leyda possui dois vinhedos distintos: o El Granito e o El Maitén. 

Vinhedo El Granito

A propriedade de El Granito está situada a uma distância de 4 quilômetros do Oceano Pacífico. 

Com uma área total de 75 hectares, ela abriga plantações das seguintes variedades de uvas: 

Vinhedo El Maitén 

Já a propriedade de El Maitén está situada a uma distância de 12 quilômetros do Oceano Pacífico. 

Com uma extensão de 88 hectares, ela apresenta plantações das seguintes variedades de uvas:

Elegância, frescor e mineralidade 

Os vinhos do Vale do Leyda são frequentemente elogiados por sua elegância, frescor e mineralidade, características que refletem as condições únicas do terroir desta região vinícola chilena.

Representada pelos enólogos Viviana Navarrete, que citamos anteriormente, e Tomás Riviera, ambos referências no mercado, a vinícola Leyda é um dos destaques.

Viviana é a chefe de enologia da Leyda desde 2007, produzindo os melhores vinhos da costa chilena há mais de 10 anos, e já tendo ganhado diversos prêmios, como:

  • 2007 – Nomeada enóloga principal da Vinícola Leyda com a missão de produzir os melhores vinhos de clima frio no Chile, especialmente Pinot Noir.
  • 2013 – Escolhida como um dos 10 melhores enólogos do Chile por Peter Richards.
  • 2015 – Recebeu o prêmio “Enólogo Inovador Jovem” em El Mercurio.
  • 2017 – Foi escolhida como uma das Melhores Enólogas de Pinot Noir do Chile por Kim Marcus (Wine Spectator).
  • 2018 – Eleita pelo Wine Enthusiast umas das 10 melhores mulheres líderes da indústria do vinho.
  • 2020 – Viviana Navarrete é eleita Enóloga do ano por Tim Atkin.
  • 2020 – Selecionada entre as 13 melhores enólogas do mundo e a única da América do Sul por Wine Enthusiast.

Já Tomás é especialista em micro-terroirs. Como viticultor, se esforça em compreender a complexa composição dos solos do Vale e começou a trabalhar na vinícola em 2012. 

 Encontre na Wine: vinho do Vale do Leyda 

Espumante Undurraga Royal D.O. Valle de Leyda Brut 

Elaborado através do método Charmat, com a segunda fermentação ocorrendo em tanques de aço inoxidável pressurizados, este espumante revela notas frutadas e florais, apresentando um paladar fresco e delicadamente cremoso. 

Resultado de uma cuidadosa seleção de uvas provenientes dos melhores vinhedos localizados no Vale do Leyda, fica muito gostoso quando harmonizado com mini acarajé com camarões secos e chips de quiabo, torta de palmito com azeitona, ceviche de lula e coco verde, kieber (petisco de frango), quiche de alho poró, e queijos frescos.

Não dá pra perder, né? 

Assine o Clube Wine e receba, em sua casa, rótulos escolhidos a dedo das melhores vinícolas do mundo!

Escrito por: Wine