Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Viña VIK: entre as mais luxuosas do mundo

28 junho 2019
  • 605 visualizações
  • 0 comentários

O hotel-vinícola no Chile que parece uma obra de arte e produz um dos melhores vinhos da América Latina

A duas horas de carro de Santiago, a capital do Chile, fica o Valle de Millahue. É lá onde está localizada a Viña Vik, classificada entre as mais luxuosas do país – e, por que não dizer, do mundo?

Aos pés da Cordilheira dos Andes, entre vales e montanhas, a Viña Vik é um hotel-vinícola no alto de uma colina em Cachapoal. O projeto ambicioso teve início há pouco mais de uma década, quando o casal proprietário, os noruegueses Alex e Carrie Vik, decidiu que produziria um dos melhores vinhos da América Latina.

Iniciou, assim, um trabalho de pesquisa sobre vários terrenos e tipos de solo. A contratação do enólogo Patrick Valette, que esteve anos à frente do Château Pavie, Saint-Émilion Premier Grand Cru Classé A, foi outro golaço: ele começou a estudar e produzir vinhos na propriedade, de 4325 hectares, a partir de uvas cultivadas de forma holística e processadas em uma moderna adega projetada pelo arquiteto chileno Smiljan Radic.

Dica de leitura:  Um refúgio e tanto

A decoração excêntrica deste hotel com 22 suítes projetado para ter o mínimo impacto sobre a paisagem parece uma reunião de instalações artísticas. Já o acesso acontece por uma praça de água cortada por várias passarelas e a maior parte do edifício se localiza no subsolo, para o resfriamento natural do vinho.

Não à toa, os rótulos da VIK estão conquistando o mundo. É um exercício interessante acompanhar como um vinho cria a própria identidade ao longo dos anos, além do estilo e a influência inevitável de um Bordeaux de Saint-Julien devido ao passado de seu enólogo. O rótulo La Piu Belle, por exemplo, é um blend que impressiona pela fruta e pela complexidade, sendo um vinho completo, com final longo e marcante.

A acidez, mineralidade e complexidade dos vinhos VIK aliadas à beleza local parecem confirmar o significa do termo Millahue, denominado pelos indígenas que já habitaram a região: lugar de ouro.

Dica de leitura:  Sol e vinho no sul da França

Aqui no Brasil, a Wine.com.br comercializa o excelente VIK A. Vale a pena degustar e se apaixonar.

Recomendamos para você:

( )
R$##,##
Sócios ClubeW: R$##,##
CONFIRA
Escrito por: Marcos Diego Nogueira

Edita a revista Wine.com.br e é apreciador e estudioso do mundo dos vinhos, da cerveja e da gastronomia.