Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Vik: hotel e vinícola para uma experiência única

29 setembro 2020
  • 1521 visualizações
  • 1 comentários

Aos pés da Cordilheira dos Andes, o local é uma obra de arte em arquitetura e produz um dos melhores vinhos da América Latina

Uma experiência única aos pés da Cordilheira dos Andes, no Chile, para os apaixonados por vinhos. Esse é o propósito da VIK , um hotel-vinícola construído entre vales e montanhas há pouco mais de uma década pelo casal norueguês Alexander e Carrie Vik.

Os dois reuniram uma equipe composta por diversos profissionais para que fosse escolhida a melhor região da América do Sul para o cultivo das uvas. O local definido foi Millahue, no Vale de Cachapoal, onde foram compradas 11.000 acres em perfeitas condições climáticas para a produção dos vinhos.

O parque da vinícola VIK possui com 4,3 mil hectares, com diversas atrações para uma experiência completa durante a visitação. No local é possível realizar a degustação com o acompanhamento de especialistas, visitar a vinícola, andar a cavalo pelos vinhedos e conhecer o restaurante e hotel à disposição. 

O hotel é, inclusive, uma atração à parte. O VIK Chile oferece vistas de 360 graus das vinhas e da natureza do local.

Com uma decoração excêntrica e 22 suítes, o projeto foi desenvolvido para ter o mínimo impacto sobre a paisagem e parece uma reunião de instalações artísticas. Já o acesso acontece por uma praça de água cortada por várias passarelas e a maior parte do edifício se localiza no subsolo, para o resfriamento natural do vinho.

A adega VIK é uma atração construída também para superar expectativas: a estrutura foi desenvolvida em um design único, vanguardista e sustentável.

Os vinhos Vik

O resultado do trabalho minucioso de pesquisa sobre vários terrenos e tipos de solo foram vinhos super premiados. A contratação do enólogo Patrick Valette, que esteve anos à frente do Château Pavie, Saint-Émilion Premier Grand Cru Classé A, foi outro golaço: ele começou a estudar e produzir vinhos na propriedade a partir de uvas cultivadas de forma holística e processadas em uma moderna adega projetada pelo arquiteto chileno Smiljan Radic.

A safra de 2013 do blend chileno VIK, considerado um dos melhores vinhos da América Latina, foi pontuado pelos maiores críticos do universo do vinho: 96 pontos James Suckling e Vinepair, 95 pontos Descorchados, 92 pontos Wine Spirits e 98 pontos The Somm Journal (mencionando apenas alguns).

Com paladar sedoso, excelente corpo, taninos maduros e final elegante, este rótulo ganhou vida pelas mãos de Patrick Valette e Cristian Vallejo.

Outra obra de arte da vinícola VIK é o rótulo de La Piu Belle. A imagem que ilustra a garrafa deste impressionante blend é uma representação da deusa do Millahue, que – não surpreendentemente, significa “lugar de ouro”.

la piu belle

Por fim, o Vik A: vinho estruturado, com boa acidez e complexo. A linha foi elaborada especialmente para a Wine, depois dos nossos winehunters enxergarem uma oportunidade única no rótulo.

O resultado foi tão positivo que o vinho é um dos mais vendidos na Wine e, por isso, a VIK deu continuidade à sua produção.

  • Características: Estruturado, taninos presentes, boa acidez, complexo, final longo, frutado, amadeirado.
  • Harmonização: Stinco de cordeiro em redução do próprio molho, plateado chileno, mignon ao molho madeira com purê de mandioquinha, risoto de cogumelos, bife ancho com legumes, carne vermelha na brasa;

Ficou curioso para conhecer os rótulos incríveis da Vik? Temos uma seleção na Wine para todos os paladares. Confira!

Escrito por: Wine