Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização com Comidas

O que combina com vinho: dicas de harmonização

04 agosto 2020
  • 106 visualizações
  • 0 comentários

Vai preparar um jantar especial e não sabe como combinar o vinho com o menu? Confira dicas de harmonização!

Vinho combina com boa comida, boas companhias e momentos agradáveis. No quesito comida, a harmonização, embora possa parecer um bicho de sete cabeças, deve ser encarada como parte da diversão. 

Existem algumas regras para harmonizar melhor pratos com vinhos, mas elas devem ser encaradas como uma direção nas escolhas a serem feitas. E é aí que está uma das mágicas, as infinitas possibilidades e oportunidades que temos para testar novas combinações. 

A harmonização é a complementação da bebida pelo prato e vice-versa. E ela pode contribuir para evidenciar pontos fortes de cada um deles, tornando a experiência bem mais interessante, revelando nuances dos sabores e aromas que poderiam não ser perceptíveis sem essa combinação.

O objetivo das harmonizações é exatamente extrair o melhor da bebida e do prato. Seus sabores, texturas e aromas. Elas podem ser feitas por semelhança, quando ocorre a complementação, ou por contraste, com o choque de sabores. 

Harmonização: por semelhança X por contraste

A harmonização por semelhança é mais simples e, portanto, mais comum. Ela promove a complementação, quando os aromas e os sabores são similares no prato e na taça. Já a harmonização por contraste acontece quando as características opostas de cada um se misturam. 

Importante destacar que a harmonização começa bem antes de irmos ao fogão preparar o prato e de abrir a garrafa. Importante escolher os ingredientes de acordo com o vinho ou vice-versa. Harmonização, portanto, requer um planejamento mínimo. Mas, de novo, faça desse momento uma diversão. 

Vinhos tintos leves

Normalmente são vinhos produzidos com uvas como a Gamay e a Pinot Noir. Eles funcionam muito bem com peixes magros, massas, risotos preparados com queijos de massa mole, filé bovino e carnes de ave como frango, peru e codorna.

Vinhos tintos médios

Seus maiores representantes são os vinhos produzidos com Carmenérè e Merlot. Harmonizam bem com carnes de caça, cordeiro, javali, peixes de carne escura e carne assada.

Vinhos tintos encorpados

Já ouviu falar das famosas Tannat, Cabernet Sauvignon, Syrah e Malbec? A sugestão é harmonizar esses vinhos com carnes vermelhas fortes como picanha, contra-filé, costela de boi e suína, pato, embutidos e pratos apimentados.

Vinhos brancos leves

São vinhos mais jovens e não decepcionam quando harmonizados com pratos como frutos do mar salteados, sushi, saladas e legumes crus.

Vinhos brancos estruturados

Normalmente são vinhos com passagem por barril. São combinações perfeitas para lombinho ou filet mignon suíno e peixes gordurosos.


Essas são algumas das classificações possíveis entre os corpos dos vinhos e dicas de harmonizações mais comuns. Abaixo, confira mais algumas dicas para não errar na escolha do prato e do vinho:

  • Cuidado com o sal e com a pimenta. Elas ressaltam o álcool do vinho. Portanto, se prato foi muito condimentado ou salgado, escolha um vinho com menor teor alcoólico;
  • Se o prato escolhido tiver ovo, aspargo e alcachofra na composição, saiba que terá uma grande desafio na harmonização;
  • O melhor vinho da sua adega e aquele prato que você é craque não, necessariamente, harmonizam. Se escolher o melhor vinho, defina o menu que melhor o acompanhe. E, da mesma forma, se vai fazer seu prato preferido, defina o vinho que vai compor a melhor harmonização;
  • O vinho que vai à panela deve ser o mesmo que vai à taça. Receitas que levam vinho na sua composição devem ser harmonizadas com o mesmo vinho.


Aqui foram algumas dicas de harmonização e temos muitas outras no Winepedia que podem te ajudar na hora de escolher o vinho e o prato. Você pode conferir, por exemplo, como combinar queijos e vinhos, como harmonizar vinhos com pratos vegetarianos e conferir dicas de combinação de rótulos com ingredientes do nosso dia a dia

Aproveite para navegar em outros conteúdos e entrar ainda mais no mundo do vinho!

Escrito por: Wine