Receitas com filé-mignon para harmonizar
- 93 curtidas
- 10873 visualizações
- 0 comentários
Para os carnívoros de plantão que não dispensam um belo prato com o nobre filé-mignon: confira três pratos que precisam estar no seu repertório e, claro, os vinhos perfeitos para harmonizar com cada um deles.
Considerado o corte mais macio de carne bovina, o filé-mignon é certamente uma das carnes mais queridas e apreciadas. Presente nos mais diversos restaurantes, inclusive nos mais sofisticados, um bom prato do nobre e saboroso filé-mignon fica perfeito com vinho.
Trouxemos três pratos clássicos para você se inspirar e combinar com nossas dicas de vinhos infalíveis. Olha só!
Bife Wellington
Uma receita muito popular na Inglaterra, onde surgiu, o bife Wellington é simplesmente o filé-mignon revestido com patê, geralmente de foie gras, e duxelles, com massa folhada cobrindo tudo.
O nome curioso tem origem incerta. Há teorias que dizem que é uma homenagem a Arthur Wellesley, primeiro Duque de Wellington.
Outras dizem que o nome do prato foi dado por um chef patriótico que, inspirado pelos nomes de receitas francesas, decidiu dar um toque inglês em seu prato durante as Guerras Napoleônicas. O fato é que a receita só apareceu em livros a partir de 1966 e que se tornou um clássico, reproduzido no mundo todo.
Para harmonizar com essa delícia, duas opções de vinhos sensacionais, o elegante espanhol Finca Constancia Parcela 12 Single Vineyard Graciano 2015, elaborado com a exótica uva Graciano, e o frutado e amadeirado Partridge Gran Reserva Mendoza Cabernet Sauvignon 2016, diretamente de Mendoza.
Filet au poivre
O tradicional filet au poivre, com seu molho de pimenta caracterísitico, é um bife alto de filé-mignon com pimenta-do-reino branca ou preta, pimenta-da-jamaica seca ou verde, trituradas grosseiramente, com molho encorpado à base de creme de leite.
Dizem que o prato surgiu para agradar ao paladar dos norte-americanos ricos que passaram a frequentar assiduamente Paris entre os séculos 19 e 20 e esbanjavam em restaurantes e bares.
Como muitos reivindicam sua autoria, os estudiosos de gastronomia acreditam ser uma invenção anônima, que pode ter surgido em vários lugares concomitantes. O nome é literal já que poivre significa pimenta em francês.
Os vinhos ideais para serem apreciados com essa receita encantadora e potente são o chileno intenso e com toque de especiarias Canepa Reserva Famiglia Syrah 2016 e o espanhol expressivo e que também traz notas de especiarias 5 Oros Crianza D.O.Ca. Rioja 2014.
Filé-mignon grelhado
É claro que o prático e irresistível filé-mignon grelhado também tem espaço entre as receitas feitas com esse corte incrível. Muito mais simples de ser preparado, ele combina com os mais variados acompanhamentos, desde batatas – na forma de purê, assadas, fritas -, até o nosso arroz e feijão do dia a dia, passando por legumes e saladas.
Para harmonizar e ter uma experiência ainda mais completa, vinhos como o português macio e frutado Mateus Signature D.O.C. Douro 2016 e o surpreendente italiano La Mora D.O.C.G. Morellino Di Scansano 2015.
Colaboração técnica: Ana Cristina Fulgêncio