Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Espumante Moscatel: tudo o que você precisa saber

09 março 2021
  • 18227 visualizações
  • 0 comentários

Leve, com agradável frescor e sabor adocicado, o Moscatel conquista mais brasileiros a cada dia! Será que você sabe tudo sobre ele? Confira!

Doce, aromático e versátil, o espumante Moscatel é o favorito de muitos apaixonados por vinhos. Feito com uvas da família Moscato, uma das mais tradicionais e queridas no mundo do vinho, o espumante conta com rótulos diversos e de uma qualidade incomparável. 

O Brasil, inclusive, vem contribuindo muito com este cenário, com produções cada vez melhores e mais consistentes. 

Veja tudo o que você precisa saber sobre ele!

O processo de elaboração de um espumante Moscatel

As uvas da família Moscato, que dão origem ao espumante Moscatel, são versáteis e contam com mais de 200 variações mundo afora. 

Apesar de serem conhecidas pelo seu gosto mais adocicado, algo importante de ser lembrado é que o processo de elaboração de seus rótulos é a que as deixam com este sabor. 

O processo de elaboração do Moscatel, por exemplo, é conhecido como Asti, um método criado pelo responsável pelo primeiro espumante italiano, Carlos Gancia, na Itália de 1850.

O método Asti tem apenas uma fermentação alcoólica, que não se completa, pois quando o vinho atinge um mínimo de 7% de álcool, ela é interrompida. Como ocorre essa paralisação, a quantidade de açúcar residual é maior, o que deixa o rótulo, além de mais docinho, com uma baixa graduação alcoólica também. 

O espumante Moscatel conta com uma pressão mínima de cerca de 4 atm (atmosfera).

O primeiro espumante Moscatel brasileiro

Apesar de ter sido criado na Itália em 1850, o primeiro Moscatel do Brasil é datado do ano de 1978 apenas. 

Inspirado no já clássico espumante italiano, foi produzido pela multinacional também italiana Martini e Rossi, que havia instalado sua fábrica recentemente no Rio Grande do Sul. 

Aliás, quando falamos de espumante Moscatel no Brasil, o que vem logo à cabeça dos apaixonados por vinho é a região da Serra Gaúcha, pois ela, de fato, é a que mais o produz, possui o famoso Festival do Moscatel, em Farroupilha, e já teve até vinho eleito como o 5º melhor do mundo, o Espumante Casa Perini Moscatel

Entretanto, existem outras regiões, como a Serra Catarinense e a do Vale do Rio São Francisco, que também contam com safras cada vez melhores ano a ano, à medida que os brasileiros também vêm descobrindo mais a bebida e a popularizando – um bom Moscatel brasileiro conta com um preço médio de R$ 40 reais. 

Segundo a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), o mercado de espumantes, mesmo com a pandemia do coronavírus, encerrou 2020 com uma retração de apenas 0,9%

Com o quê harmonizar o espumante Moscatel

O espumante Moscatel é um vinho leve, refrescante e bem fácil de degustar. Ele combina muito bem com doces como mousses, rabanadas, bolos, sorvetes e biscoitos doces. 

Em suma, qualquer sobremesa cai bem com um Moscatel! Harmonizá-lo com um panetone ou sobremesas que acompanham frutas é um verdadeiro clássico!

Mas, como já dissemos por aqui, bem como as uvas da família Moscato, o espumante Moscatel também é versátil e não precisa vir necessariamente após a refeição, podendo ser servido também acompanhado de queijos salgados, como o gorgonzola, azeitonas e outros alimentos em conserva, e com entradinhas de forma geral. 

Conheça alguns rótulos presentes na Wine 

Agora que você já sabe tudo sobre o espumante Moscatel, que tal conhecer alguns rótulos e já fazer o seu pedido?

Espumante André Moscato (exclusividade Wine!)

Elaborado pelo método Asti  – que agora você já conhece! – o André é produzido na Califórnia, nos Estados Unidos, e é bem fácil de beber. Possui boa acidez, é saboroso e pode ser degustado sozinho, harmonizado ou utilizado na composição de drinks.

Espumante Lidio Carraro Dádivas Moscatel

Esse é produto da terrinha, 100% brasileiro! Produzido na região da Encruzilhada do Sul, o Lidio Carraro não passa por barricas de carvalho no seu amadurecimento e é pontuado pelo Guia Descorchados. Com aroma de rosa, pêssego, lichia e outros, é versátil como todo Moscatel e bem levinho. 

Espumante Salton Moscatel 

Da Serra Gaúcha, o Moscatel da vinícola Salton é um clássico. Frutado, cremoso e fresco, ideal para momentos festivos e de descontração, harmoniza muito bem com torta de pera e bolo de banana, além de contar com um visual incrível, com tons esverdeados que chegam a brilhar. 

E aí, já deu para escolher o seu? 

Veja também na Winepedia: Tudo sobre o Espumante Rosé! 

Escrito por: Wine