Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Saiba tudo sobre as Uvas Moscato

24 dezembro 2020
  • 2887 visualizações
  • 0 comentários

É hora de conhecer uma das maiores e mais antigas famílias de uvas do mundo do vinho. Vem com a gente!

O que você sabe sobre as Uvas Moscato? Uma das maiores e mais tradicionais famílias de uvas do mercado, a Moscato é bastante querida no mundo todo, além de ser versátil e poder ser utilizada de diversas formas na produção de vinhos. 

Conheça todas elas e saiba tudo sobre esta bela casta!

Onde surgiu a Moscato

A origem da Moscato é bastante incerta no universo dos vinhos, sendo que algumas teorias apontam para o Egito, outras para a Ásia e algumas para a Grécia.

Independente do lugar de onde tenha surgido, uma informação é fato: a uva Moscato é uma das mais antigas da história da humanidade e, por isso, é bastante difundida globalmente.  

Só na Itália, essa variedade se destaca em 13 denominações de origem diferentes. Além das regiões vitivinícolas italianas, também são encontradas com facilidade na França, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Hungria, África do Sul, Austrália, Brasil, entre outros países.

Seu nome significa “a preferida das abelhas”, pelo seu alto teor de açúcar quando madura. 

Variedade & Versatilidade 

Moscato Branco

Entre suas diferentes variações, a Muscat Blanc (ou Moscato Branco) é uma das mais conhecidas. 

É bastante utilizada na Itália, dá origem ao Moscato D´Asti e vem ganhando cada vez mais fama no Brasil, principalmente as cultivadas em Farroupilha, no Rio Grande do Sul.  

A variedade da Moscato Branco tende a gerar vinhos muito aromáticos, que podem destacar flor de laranjeira, pêssego, pêra, mel e damasco.

Moscato de Alexandria

Outro tipo muito conhecido é a uva Moscato de Alexandria, bastante utilizada para vinhos brancos frutados, vinhos de sobremesa, espumantes adocicados (junto com a Moscato Giallo) e vinhos tranquilos (sem a presença de gás), dos secos aos adocicados. 

Esta é mais comum na África do Sul e também na Espanha, mas, é claro, também é possível encontrar vinhos Moscato de Alexandria brasileiros.

Existem também a Uva Moscato Hamburgo, que pode ser utilizada como uva-passa, e a Moscato Ottonel, muito utilizada para vinhos brancos secos por conta de sua grande acidez. 

No total, são mais de 200 variações da Moscato! 

Moscatel

Sobre o Brasil, um exemplo muito conhecido aqui no país é o espumante Moscatel

Aromático, com baixa graduação alcoólica e paladar naturalmente adocicado, esse espumante feito com a uva Moscato é elaborado por um método chamado Asti

A produção de espumantes Asti, em específico, começou em 1850 com o pioneiro Carlos Gancia, criador do primeiro vinho espumante italiano, em uma pequena vila no Piemonte, na Itália. 

A Gancia, sua empresa, é uma das maiores produtoras deste tipo de vinho até hoje. 

O método Asti tem apenas uma fermentação alcoólica, que não se completa, pois quando o vinho atinge um mínimo de 6% de álcool, ela é interrompida.  

Como ocorreu essa paralisação, a quantidade de açúcar que não foi convertida em álcool é bem elevada. Consequentemente, o teor alcoólico permanece baixo.

Possíveis harmonizações com a uva Moscato

O vinho com Uva Moscato harmoniza bem com:

  • peixes, carnes e aves;
  • queijos; 
  • sobremesas leves como uma tortinha ou um bolinho.

Dica de rótulo do vinho Moscato:

Já o espumante Moscatel harmoniza bem com:

  • frutas na taça, como morango ou laranja;
  • sobremesas com frutas 
  • mousses;
  • rabanadas;
  • sorvetes; 
  • biscoitos.

Dica de espumante Moscato:

Moscato Day

Com objetivo de valorizar os vinhos feitos com essa família que oferece tanta versatilidade de estilos, aromas e sabores, o dia 09 de maio foi instituído como o Moscato Day (Dia do Moscato) pelo produtor Gallo Family Vineyards. 

Onde encontrar

Depois de conhecer mais sobre a família de Uvas Moscato, que tal saboreá-las pra valer?
Em nossa loja, você encontra algumas opções imperdíveis! Confira!

Escrito por: Wine