Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

O que é Vinho Varietal?

20 junho 2018
  • 43647 visualizações
  • 0 comentários

Como enófilo, você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo varietal. Mas sabe explicar o que classifica um vinho como varietal? Descubra agora!

O vinho varietal é uma presença constante na vida de todo apreciador de vinho. Geralmente, ele é identificado quando a pessoa lê o nome de apenas uma uva no rótulo. Mas será que todo vinho varietal é o feito com apenas uma uva?

Como diz o velho ditado, “nem sempre o que reluz é ouro”. Varietal se refere aos vinhos que são elaborados com uma única uva. Acontece, porém, que países ou mesmo regiões distintas podem ter um  entendimento diferente a esse respeito.

Por exemplo, as legislações que regulam a produção de vinhos nos Estados Unidos e no Chile autorizam que, caso um vinho tenha no mínimo 75% de uma mesma variedade uva em sua composição, ele pode ostentar o nome dessa variedade no seu rótulo como varietal. Já pela legislação da Alemanha, para trazer estampado no rótulo o nome de uma variedade de uva, o vinho deve conter pelo menos 85% da variedade informada.

Dica de leitura:  Pinot Noir em Rosé: rosa preciosa

Há também vinhos de certas denominações que não trazem o nome da uva no rótulo e são varietais 100%. Aí é preciso ter um pouco de conhecimento sobre a região para saber o que está degustando.

Quando você degusta um dos tintos maravilhosos que deram renome à região francesa de Borgonha está apreciando um vinho composto 100% pela uva Pinot Noir. Quando aprecia um Barolo, denominação italiana, está experimentando um exemplar composto exclusivamente pela uva Nebbiolo.

Assim, se você quiser ter certeza de que irá apreciar um vinho elaborado exclusivamente com uma única variedade de uva, é melhor recorrer à ficha técnica dele, pois lá estará informado.

Mas, por mais apreciador que você seja de vinhos varietais, não despreze os vinhos elaborados com mais de um tipo de uva. Eles utilizam uma técnica chamada assemblage (o mesmo que blend ou corte), que mistura duas ou mais variedades de uvas na produção de um vinho. O objetivo é somar as características de cada uma para criar um rótulo diferenciado e único.

Escrito por: