Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Tipos de espumantes

19 outubro 2016
  • 12754 visualizações
  • 0 comentários

Champagne, Prosecco, Cava. Você sabe a diferença entre esses tipos de espumantes? Confira.

Associado a comemorações e momentos de confraternização, o espumante é, sem dúvidas, um tipo de vinho muito prestigiado. Cada vez mais consumido no Brasil, ele é perfeito para brindar qualquer momento, dada a sua versatilidade e frescor. Combina com calor, com frio, com praia, piscina, fim de tarde, brunch, almoços, jantares, encontros românticos… É só usar sua imaginação e aproveitar.

Assim como as ocasiões em que podemos degustar um bom exemplar, há uma grande variedade de espumantes disponíveis. Champagne, Prosecco e Cava, cada um com as suas particularidades são, talvez, os mais conhecidos. Mas você sabe o que difere um do outro?

Para produzir qualquer espumante, é necessário elaborar um vinho base tranquilo (sem gás carbônico). Esse líquido é, então, submetido a uma segunda fermentação, que pode acontecer na própria garrafa ou em tanque de aço inox. Iremos nos aprofundar depois nos métodos de produção. Veja agora as peculiaridades desses espumantes:

Dica de leitura:  Como harmonizar água e vinho

Champagne

Os champagnes são produzidos obrigatoriamente na região homônima, na França, com as uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. O método de elaboração é o Tradicional ou Champenoise, em que a segunda fermentação acontece dentro da garrafa.

Champagne Jacquart Brut MosaïqueChampagne Jacquart Brut Mosaïque – A Jacquart é famosa por produzir champagnes de extrema qualidade como esse, reconhecido com 92 pontos Wine Spectator.

 

Prosecco

Exemplares do Nordeste da Itália, que devem ter 85%, no mínimo, de uva Glera (antigamente conhecida como Prosecco). Eles são elaborados através do Método Charmat, no qual a segunda fermentação é feita em tanques de aço inox, é o utilizado.

Fantinel Prosecco The Independent Brut 2014Prosecco Fantinel The Independent Brut 2014 – É um espumante safrado e de edição limitada, no qual a Fantinel utilizou uma seleção das melhores uvas de seus vinhedos.

 

Cava

Os Cavas são produzidos na Espanha também pelo Método Tradicional ou Champenoise. Apesar de sua elaboração não estar restrita a uma única região, as uvas utilizadas devem ser originárias de vinhedos autorizados, tais como as brancas Macabeo, Xarel.lo, Parellada, Malvasía, Chardonnay, e tintas, Garnacha, Monastrell, Pinot Noir e Trepat.

Dica de leitura:  Série uvas - Carignan

Cava Maset Del Lleó Extra Brut RoséCava Maset Del Lleó Extra Brut Rosé – Amora, cereja, figo em compota e um toque de pão tostado são os aromas desse exemplar elegante, frutado e maduro.

 

Outros espumantes

Além desses descritos acima, há muitos outros espumantes elaborados ao redor do mundo nos mais diferentes terroirs, vários, como os anteriores, ligados a regiões e com regras fixas de produção, mas há também uma grande maioria sem classificações específicas e com excelente qualidade.

Espumante Castelar Brut ReserveEspumante Castelar Brut Reserve – Com um estilo cheio de personalidade, esse rótulo expressa a experiência da Familia Deicas, um dos maiores nomes do vinho no Uruguai.

Escrito por: