Tudo sobre a uva Merlot
- 17 curtidas
- 24771 visualizações
- 0 comentários
Aproveite que dia 07 de novembro é Merlot Day e celebre esta uva de origem francesa plantada nos quatro cantos do mundo
Assim como todas as uvas, a uva Merlot também tem um dia para chamar de seu. O International Merlot Day é comemorado no dia 07 de novembro. E não que ela precise de motivo para ser degustada, mas por que não celebrar, não é mesmo?
Uva tinta típica de Bordeaux, na França, a Merlot ganhou vida através do cruzamento da Cabernet Franc com a Magdeleine Noire des Charentes.
Seu nome refere-se à semelhança dos seus cachos maduros com a penugem do pássaro Merle (Melro-preto), comum nos vinhedos da região.
Ela também é conhecida pelos nomes: Merlau, Plant Médoc, Sémillon Rouge, Béguey, Picard, Alicante e Crabutet Noir.
Mais de 90% dos vinhos de Bordeaux são vinhos tintos feitos com Merlot e Cabernet Sauvignon e, por mais que esta tenha a fama de rainha das uvas tintas, certamente a Merlot também faz jus à família real.
Além disso, há mais hectares dedicados à Merlot em Bordeaux do que a qualquer outra uva.
A Merlot iniciou sua fama em meados de 1784, devido à crescente qualidade dos vinhos produzidos na Margem Direita do rio Gironde, em Bordeaux.
Atualmente é uma casta que se adapta bem a diversos terroirs, fator que ajudou a difundi-la pelo mundo vitivinícola, porém, é em solo frio e úmido que ela expressa todo o seu potencial.
O cultivo da Merlot
A França é o país que lidera o cultivo desta uva, seguido por Estados Unidos, Espanha, Itália e outros países, como Chile, Austrália e até mesmo o Brasil.
Em terras tupiniquins, o Rio Grande do Sul e seus terroirs têm obtido excelentes resultados com a Merlot que, pela sua boa adaptabilidade ao solo, ao clima e trabalhada com a expertise de vinícolas como a Salton, tem dado vida a tintos expressivos.
Principais características da Merlot
Os aromas dominantes da Merlot geralmente são framboesa, cereja negra, frutas cristalizadas, chocolate e cedro.
Em climas frios, variam mais para groselhas e ameixas, enquanto nos quentes, tendem a frutas negras em geleia ou compota.
Seus vinhos costumam ter cor vibrante, fruta em evidência, textura suave e sabor rico, com acidez média, bom corpo e taninos macios.
Harmonize com Merlot
Para harmonizar, escolha pratos à base de queijos duros, carnes vermelhas com média untuosidade, como a fraldinha, maminha, filé-mignon, bife Ancho, carne suína que possua capa de gordura, como a picanha, molhos de massas à base de carnes, embutidos, queijos e cogumelos.