Saiba tudo sobre os vinhos de altitude
- 12 curtidas
- 385 visualizações
- 0 comentários
Brasil, Chile e Itália são os locais que mais produzem os vinhos de altitude
Conhecidos como vinhos de altitude, esses rótulos possuem diversas peculiaridades e particularidades, começando pela sua produção. Como o próprio nome diz, os vinhos de altitude são produzidos com as uvas colhidas em áreas acima de mil metros de altitude em comparação ao nível do mar.
Nessas regiões montanhosas e frias existe uma baixa pressão atmosférica, por isso, são locais com mais vento, chuva e, até mesmo, neve. E tudo isso interfere diretamente na produção e nas características dos vinhos.
Está curioso para saber mais? Então, continue lendo este texto!
Principais regiões produtoras dos vinhos de altitude
Brasil
Em nosso país tropical, os vinhos de altitude são produzidos em Santa Catarina e na Chapada Diamantina. Criando rótulos com acidez e de aromas variados, essas duas regiões estão conquistando cada vez mais espaço no mercado e se tornando referência no que diz respeito a vinhos de altitude. Não é à toa que Santa Catarina já recebeu o Selo de Indicação Geográfica (IG), certificação que mostra que os vinhos produzidos ali são diferenciados.
Chile
Com solo rochoso e argiloso, o Chile possui o terroir perfeito para a fabricação de vinhos de altitude. Mesmo com os dias quentes, as noites são frias e fazem com que as uvas tenham um alto teor de açúcar, ou seja, os vinhos são um pouco mais doces.
Itália
Com montanhas e colinas, existem algumas regiões da Itália que produzem vinhos tintos através da uva Nebbiolo.
Características dos vinhos de altitude
- Maior nível de antocianos, responsável pela pigmentação das cascas das uvas, e taninos;
- Vinhos frescos;
- Vinhos com acidez elevada;
- Aromas e sabores característicos e diferentes entre si.
Vinhos de altitude na Wine
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os vinhos de altitude, que tal conferir os rótulos que temos aqui na Wine?
Mosaiko Reserva D.O. Cachapoal Valley Cabernet Sauvignon 2021
Vegano, este exemplar é produzido pela vinícola Calyptra, que possui viticultura orgânica, respeitando o meio ambiente.
Fácil de beber, conta com notas de frutas vermelhas e pretas, herbáceas e especiarias, e harmoniza com picanha no forno, costelinha suína ao molho barbecue e charcutaria.
Manos Negras Artesano Malbec 2020
Também vegano, este rótulo passa 12 meses em barricas de carvalho francês e, na boca, é elegante e estruturado, com corpo médio para encorpado.
Com final longo e complexo, vale harmonizá-lo com costelas de porco assadas, entrecôte grelhado com batata rústica e cogumelo eryngui grelhado com aligot de mandioquinha.
Portillo Valle de Uco Malbec Rosé 2022
Adequado para veganos, a Portillo é uma linha de vinhos desenvolvida pela Bodegas Salentein, a primeira vinícola projetada para se misturar respeitosamente com o meio ambiente, no Vale do Uco.
Alegre, cheio de vida, fruta e frescor, fica uma delícia acompanhado de bolinho de arroz com queijo, espetinho de frango com legumes e couve flor gratinada.
Tinto Negro Malbec Uco Valley 2021
Um vinho robusto, frutado e bem estruturado que agrada tanto aos amantes da Malbec quanto aos paladares mais exigentes.
Oferece aromas de frutas escuras como ameixa e mirtilo, além de toques de violeta, especiarias e cedro. Harmoniza perfeitamente com bife ancho com chimichurri, lasanha à bolonhesa e lasanha de berinjela.
Confira mais exemplares no site da Wine!