Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Saiba quais são as principais características da uva Chenin Blanc

25 julho 2022
  • 59 visualizações
  • 0 comentários

Conheça tudo sobre a uva das festas nos castelos do Vale Loire

Cultivada em diversos países e nativa do Vale do Loire, a Chenin Blanc pode ser encontrada nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Israel, Brasil, Uruguai e Argentina. No entanto, mesmo sendo originalmente da França, essa uva é considerada uma especialidade dos sul-africanos. 

Na África do Sul, a Chenin Blanc é cultivada desde os tempos coloniais e é responsável por cerca de 20% dos vinhedos do país, onde também é chamada de Steen.

Continue lendo para saber mais.

Características da Chenin Blanc

Por ser uma uva muito versátil, ela pode assumir diferentes características de acordo com o seu terroir. Em climas quentes, lembra a Chardonnay, a Viognier e a Torrontés. Em climas frios, faz referência a Sauvignon Blanc, a Alvarinho e a Pinot Grigio.

Essa uva é utilizada para elaborar vinhos varietais (em que ela aparece sozinha) e vinhos de corte (vinhos compostos por mais de uma casta).

Dica de leitura: 5 motivos para beber vinho branco

Por serem colhidas de forma precoce, elas podem acabar lembrando maracujás e, quando amadurecem, assemelham-se ao pêssego. Os aromas frutados e florais, com notas de nozes, são os mais frequentes nos seus vinhos.

Uma das notas mais comuns dessa uva é o aroma de maçã-verde. Como possui potencial para ser guardada, ela também pode apresentar notas de mel com o passar do tempo. Além de apresentar uma  acidez bem presente, originando um vinho com bastante frescor.

Dicas de harmonização com a Chenin Blanc

Para acompanhar os vinhos de Chenin Blanc, pratos à base de frutos do mar, frango ou peru são uma excelente pedida. Presunto ou bacon também podem harmonizar bem com os exemplares dessa uva.

Rótulos da Chenin Blanc à venda na Wine

Bonnievale The River Collection Chenin Blanc 2021 – vinho crocante e brilhante com aromas florais e frutados no nariz, além de ser uma vibrante surpresa no paladar.

Altos Del Condor Chardonnay Chenin Blanc 2021 –  vinho jovem, com boa textura e intensidade aromática. Fácil de beber, pode ser apreciado sozinho ou combinado com petiscos, entradas e pratos principais leves.

Nederburg 56 Hundred Chenin Blanc 2019 – vinho branco que amadurece apenas em tanques de aço inox para preservar o frescor e aromas primários das uvas. 

Gostou de saber mais sobre a Chenin Blanc? Então, acesser o nosso site e adquira um desses rótulos.

Escrito por: Wine