Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

A busca por vinhos em Châteauneuf-du-Pape

10 novembro 2014
  • 695 visualizações
  • 4 comentários

Conhecer essa região é um verdadeiro presente para qualquer apreciador de vinhos. Saiba um pouco mais sobre essa famosa denominação francesa.

Por Manu Brandão

A chegada em Châteauneuf-du-Pape, primeira denominação de origem da França já indica que a região é imperdível. Repara no céu azul dessa imagem em destaque! Localizada no alto de uma colina, o visual é diversificado devido às 13 variedades de uvas cultivadas por lá e que refletem a complexidade dos vinhos locais.

Além da paisagem deslumbrante, algo que nos chamou muito a atenção foi o terroir incrível na parte mais alta de Châteauneuf-du-Pape, onde temos grandes pedras arredondadas cobrindo o chão, como na foto abaixo.

Solo em Cateauneuf du Pape

Tal diferenciação se deve ao fato que há alguns milhões de anos atrás, aquela região foi coberta por água e se tornou depósito dessas pedras procedentes dos Alpes. E é graças a elas que o calor é armazenado durante o dia e devolvido ao solo pela noite,  explicando assim uma das tipicidades dessa denominação.

Dica de leitura:  Os 5 países que mais consomem vinho no mundo

A região também é cheia de história. Neste registro, consegui pegar atrás do Vicente o que sobrou da casa de verão dos papas na região, construída pelo Papa João Paulo XXII. A construção é figura carimbada do que é Châteauneuf-du-Pape e o Vicente a do que é um Winehunter. Rsrs

Winehunter em Chateauneuf du Pape

E além de aprendermos mais, a busca por bons vinhos nessa região se mostrou compensadora. Charlotte, a enóloga da Maison Bouachon nos deu uma aula sobre os terroirs de Châteauneuf-du-Pape e explicou em detalhes a elaboração dos vinhos que selecionamos para o ClubeW Premium deste mês. Dá uma olhada no vídeo.

Após essa viagem, hora de voltar para casa. Bom, pelo menos para a minha, onde eu e o Vicente ainda encaramos 3 dias de degustação, com mais de 90 vinhos listados. Ufa! Depois disso tudo, uma pausa e já estamos na estrada à procura de novos vinhos e oportunidades. Aguarde as novidades!

Dica de leitura:  Vinhos Beaujolais

Vinhos

Escrito por: Manu Brandão

Winehunter, francês e nativo de Bordeaux com mais de 25 anos de experiência no mundo do vinho.