Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

Conhecendo um pouco do Languedoc

02 abril 2015
  • 887 visualizações
  • 2 comentários

Vinhedos históricos, vinhos centenários, preocupação com o meio ambiente… Vimos isso e mais no Languedoc. Dá uma olhada!

Por Manu Brandão

Uma região de vinhedos centenários, assim é o Languedoc, na França. Na foto acima, eu e o Vicente estamos conhecendo um desses vinhedos nas pedras de La Clape. Circundado de montanhas brancas, onde vemos cavernas pré-históricas. La Clape é a última denominação reconhecida no Languedoc, desde 2013.

Na nossa chegada ao Languedoc fomos recepcionados por Laurent Sauvage, enólogo de um grande Domaine localizado em uma das melhores e poucas denominações de prestígio dessa região, Grés de Montpellier. Aproveitamos ao máximo o conhecimento dele para entendermos um pouco melhor as peculiaridades da região e dos seus vinhos.

Foto 1 (1)

Por lá, também trabalhamos com a equipe de filmagem da Wine.com.br na produção do filme para o nosso ClubeW Premium desse mês. Por sorte, tivemos um dia ensolarado típico da primavera do Sul da França.

Dica de leitura:  Uma aula sobre vinho do Porto na Taylor's

foto 3

Chegando mais ao sul, na cidade de Rivesaltes que empresta seu nome a essa denominação reconhecida pelo mítico vinho doce natural de grande guarda, nos ofereceram uma degustação incrível de varias safras. A mais marcante foi, sem dúvida, a de 1955.

foto 4

Outra coisa que me impressionou nessa viagem foi a sala de barricas de envelhecimento de Banyuls e Rivesaltes de um produtor que tem como sua filosofia o cuidado com o meio ambiente. Olha só que ambiente encantador!

Foto 5

E mais uma vez voltei para casa com a sensação de quanto mais eu vejo e aprendo sobre vinho, mais eu tenho para ver e aprender. Até breve!

indicacao-do-winehunter

Escrito por: Manu Brandão

Winehunter, francês e nativo de Bordeaux com mais de 25 anos de experiência no mundo do vinho.