Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Vinhos e petiscos: como harmonizar

13 Maio 2021
  • 42180 visualizações
  • 0 comentários

Do verão ao inverno, os petiscos são sempre ótimas opções para agradar a todos. Melhor ainda se acompanhados de um bom vinho!

Para quem ama receber pessoas queridas em casa ou para aqueles que não abrem mão da praticidade na escolha do cardápio, os petiscos são sempre ótimas opções. Melhor do que isso só mesmo unir as delícias com vinhos incríveis. 

Com tantas opções de petiscos de rótulos diferentes, fazer as combinações da melhor forma pode ser um desafio, principalmente para quem está começando no mundo dos vinhos. Por isso, reunimos aqui o que você precisa saber para gastar menos tempo na cozinha e mais aproveitando momentos especiais, harmonizando petiscos e vinhos. 

Confira nossas dicas!

Como harmonizar vinhos e petiscos?

Importante sempre lembrar que o primeiro passo de qualquer boa harmonização é ter em mente o prato a ser servido – neste caso, os petiscos.

É exatamente o item a ser degustado que fará a diferença na escolha do vinho para ter uma combinação perfeita. Quando falamos então de petiscos, com uma infinidade de opções para todos os gostos, a definição dos tipos de aperitivos se torna ainda mais importante para a escolha dos vinhos. 

Já com os petiscos definidos, é hora de entender as diferentes formas de harmonização: a regional, por similaridade ou contraste. 

  • Harmonização regional: o objetivo é combinar a comida escolhida com determinado vinho, escolhendo de acordo com o país de origem – tanto do prato como do rótulo. 
  • Por similaridade: a proposta da harmonização por similaridade é combinar características semelhantes do prato e do vinho, como, por exemplo, aromas e/ou acidez.
  • Por contraste: o objetivo é ter uma degustação mais ousada, contrapondo o vinho ao prato – unindo doce com salgado ou um vinho mais ácido com um prato gorduroso, por exemplo.

Com as dicas, fica mais fácil observar as características dos vinhos, conseguir combinar 

É sempre importante lembrar que tudo o que diz respeito à harmonização são orientações e não regras. O ideal é unir as indicações técnicas com o que mais agradar ao paladar de quem vai degustar.

Dicas de rótulos:

  • Espumante Veuve D`Argent Blanc De Blancs Brut: Frutas brancas como pera e maçã, delicadas notas de amêndoas, nozes e minerais, esse espumante possui um paladar leve, com boa acidez e notas frutadas. O rótulo é uma ótima opção para harmonizar com petiscos como tomates recheados com ricota e bolinhos de queijo, por exemplo.
  • Partridge Flying Chardonnay 2020: Elaborado com a Chardonnay, considerada a rainha das uvas brancas, o exemplar pode ser harmonizado ou degustado sozinho, devido ao seu estilo que agrada com facilidade. O Partridge Flying harmoniza perfeitamente com iscas de peixe com molho tártaro e com queijos frescos.
  • Finca Traversa Sauvignon Blanc 2019: O vinho é marcado pelo seu frescor, ótimo para acompanhar sushi e mariscos, por exemplo.
  • Altivo Vineyard Selection Chardonnay 2019: O vinho branco é elaborado em uma área localizada a 1700 metros de altitude, característica que contribui para a boa acidez e notas de frutas frescas desse rótulo. O rótulo é uma ótima opção para a harmonização com espetinhos de camarão. 
  • Espumante Fantinel D.O.C. Prosecco Extra Dry: O Prosecco Fantinel apresenta notas de frutas cítricas com toques florais, perfeito para servir acompanhado de um tartar de peixe ou de itens da culinária oriental.
  • Espumante Real De Aragón D.O. Cava Brut: O espumante espanhol possui bom corpo e notas de brioche, perfeito para uma harmonização com húmus com pão árabe ou com as tradicionais tapas espanholas.

Outras sugestões de petiscos

Bruschetta de tomate com manjericão

Bruschetta de tomate com manjericão

Quem resiste a uma bruschetta fresquinha, recém-saída do forno, com uma bela taça de vinho para acompanhar? Você pode usar diversos tipos de pão, mas o ciabatta fica excelente, por sua consistência mais durinha.

Depois de cortar e assar um pouco as fatias, esfregue um dente de alho em cada um, coloque tomates frescos picados, parmesão e leve ao forno de novo. Depois, é só salpicar folhas de manjericão e aproveitar! 

Canapés

Canapés

Canapés são sinônimo de diversidade e praticidade. Os pequenos pãezinhos com iguarias variadas fazem sucesso em festas e reuniões de amigos. Aproveite para escolher os sabores que você mais gosta e bom apetite! Para acompanhar, espumantes e um Chardonnay são excelentes opções.

Salada Caprese

Salada caprese

Uma salada que encanta pelas cores, aromas e sabores é a caprese. Simples e muito fácil de fazer, ela foi criada na região italiana de Campania, mais especificamente na Ilha de Capri. Saudável, ela cai bem em qualquer hora. 

Anéis de lula à dorê

Anéis de lula

Frutos do mar é sempre uma boa pedida na estação do sol! Anéis de lula à dorê é um tira-gosto apetitoso e ideal para botar o papo em dia com os amigos. Também é bem simples de preparar. 

Agora, se for optar por montar uma deliciosa tábua de frios com queijos e embutidos, você pode conferir também um conteúdo completo disponível na Winepedia sobre como harmonizar vinhos com tábua de frios.

Lembrando também que todos os vinhos indicados estão disponíveis em todos os nossos canais de vendas: no aplicativo Wine, em nosso site ou em uma de nossas lojas físicas. Aproveite e garanta já o seu! 

Escrito por: Wine