Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

Degustações que merecem ser compartilhadas

09 junho 2015
  • 864 visualizações
  • 0 comentários

Este ano, já participamos de inúmeras degustações e algumas foram realmente marcantes para nós. Veja quais são.

Por Manu Brandão

Para começar, já destaco a degustação mais marcante para mim, neste ano. Era a minha primeira vez na África do Sul e, ao chegar lá, fiquei surpreso com o visual e, principalmente, pelo cuidado com os vinhedos e com o enoturismo.

Visitamos 10 vinícolas e degustamos mais de 80 vinhos. Mas, sem dúvida, fico com a Fleur du Cap (foto acima), uma vinícola que se destacou com seu vinhos brancos.

Prowein

Da esquerda para direita: Manuel Lobo – Enólogo da Quinta do Crasto; Miguel Roquette- coproprietário da vinícola; Pedro Guedes – Diretor Comercial e o Winehunter Vicente Jorge

Escolhemos essa degustação porque foi inesperada, aconteceu em plena feira Prowein, na Alemanha. Degustamos, sobre um quadrado de madeira, vários vinhos.

Em meio aos exemplares descobrimos um Porto 10 anos, de pequena produção, elaborado pela Quinta do Crasto. Para meu gosto, foi o melhor que tomei. Incrível!

Dica de leitura:  Série uvas – Albariño

Foto 03

Anualmente, acontece a semana dos Primeurs, em Bordeaux, e não há como se decepcionar com as degustações. Na deste ano, tivemos a oportunidade de degustar a maioria dos Grand Cru Classé. Foram cinco dias, cada um com mais de 20 vinhos degustados, mas o mais marcante foi um Château Latour.

Foto 04

Da esquerda para direita: César Langa – Proprietário das Bodegas Langa; Ignacio Alonso Ruiz – Comercial da Diva Espana.

Não podia faltar um registro dessa degustação! Ela aconteceu numa viagem à Espanha. De trem bala, visitamos regiões como Ribera del Duero e Toro – perto de Valladolid, Yecla – a 400 km ao sul de Madrid – e Calatayud, perto de Zaragoza, onde fomos à Bodega Langa, com a qual já fizemos um ClubeW Premium e trouxemos os vinhos PI.

Desta vez, encontramos um vinho branco incrível, que também é da linha PI e, em breve, estará na Wine.com.br.

Dica de leitura:  ProWein 2015

Outra descoberta dessa degustação foram os Cavas Real de Aragón, espumantes pontuados que justificam a qualidade dos vinhos elaborados por essa vinícola. Por isso, decidimos que a nossa primeira seleção do ClubeW Espumantes também seria feita com a Bodegas Langa.

Creio que aqui cabe finalizar com a seguinte frase de Napoleão Bonarparte: “O vinho inspira e contribui grandemente para a alegria de viver”.

Santé a tous!

Escrito por: Manu Brandão

Winehunter, francês e nativo de Bordeaux com mais de 25 anos de experiência no mundo do vinho.