Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

O leilão de Nederburg

30 setembro 2015
  • 1349 visualizações
  • 0 comentários

Considerado o leilão de vinhos mais antigo do Novo Mundo, Nederburg é uma experiência única. Saiba um pouco mais.

Por Vicente Jorge

Através de um convite especial fomos conferir de perto o leilão de Nederburg, na África do Sul. Além de ser considerado um dos mais importantes do planeta, é também o leilão de vinhos mais antigo do Novo Mundo.

O evento tem por objetivo promover o vinho local, divulgar os avanços do país na área vitivinícola e também criar um canal para venda de antigas safras. Tudo acontece com intuito beneficente e, por isso, parte das vinícolas participantes doam rótulos especiais para a venda.

Diário do Winehunter

Antes de começar, é possível provar os rótulos que estarão disponíveis nos lances. Dentre eles pudemos degustar o Nederburg Private Bin Edelkeur, vinho que em 1975 deu origem ao leilão.  Ao todo, 67 vinícolas participaram, com safras variadas, das mais antigas às mais recentes.

Dica de leitura:  Como fazer uma confraria de vinhos

Diário do Winehunter

Após o encerramento, ainda participamos de um almoço típico com compradores do mundo todo em uma grande tenda preparada especialmente para a ocasião, que contava com incríveis apresentações que valorizavam a cultura africana.

Diário do Winehunter

Nossa grande surpresa veio com uma seleção de vinhos preparada pela Nederburg, especialmente para nós. Durante a degustação tivemos a honra de contar com a presença de Günter Brözel que esteve à frente da vinícola por 30 anos, além de ser o fundador do Leilão de Nederburg e ter sido eleito o enólogo do ano na International Wine and Spirits Competition, em 1985.

Diário do Winehunter

Para finalizar nossa visita à África do Sul, nos deslocamos até Hermanus, uma pequena cidade a cerca de 120 km da Cidade do Cabo, considerada um dos melhores pontos de observação de baleias do mundo. Bastaram alguns minutos sentados em frente ao Oceano para ver fantásticos jatos de água no horizonte e silhuetas de rabos ao longe. Bárbaro!

Dica de leitura:  Aventuras pelo Novo Mundo

Escrito por: Vicente Jorge

Winehunter, já lecionou em cursos de sommelier e tem mais de 22 anos de experiência no mundo do vinho.