Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

O que vimos na Vinexpo 2015

29 junho 2015
  • 875 visualizações
  • 3 comentários

Desta vez, nosso destino foi Bordeaux. Além da incrível Vinexpo 2015, que estava recheada de novidades, tivemos a cerimônia de título de Comendador do Vicente, pela Commanderie du Bontemps. Saiba mais.

Por Manu Brandão

A Vinexpo foi criada, em 1981, pela Câmara de Comércio e Indústria de Bordeaux, na França. Em pouco tempo, a feira tornou-se o maior evento desse tipo sobre o setor do vinho.

Lá, no coração das vinhas mais famosas do mundo, participantes dos 5 continentes debatem, apresentam e conhecem novos exemplares e novas safras.

Nós passamos 5 dias super produtivos, nos quais fizemos um pouco de tudo, na Vinexpo deste ano. Nessa foto acima, estávamos em nossa primeira degustação no Stand de um parceiro, que a organizou exclusivamente para nós.

Saint-Émilion

Durante a semana, visitamos uma vinícola, em Montagne Saint-Émilion – o maior título (satélite) da denominação, onde já havíamos degustado os vinhos, mas ainda não tínhamos conhecido o proprietário.

O dia estava lindo e deu para ver a torre da famosa igreja de Saint-Émilion. Nessa propriedade, é cultivada apenas a uva Merlot, que origina exemplares muito interessantes. Aguardem que, em breve, teremos novidades.

Dica de leitura:  O papel da rolha no ritual do vinho

Vinexpo

Fomos convidados para comemoração dos 30 anos da BVC do Benoit Calvet, um parceiro e amigo de algum tempo. Foi uma noite fantástica!

Teve coquetel, música ao vivo, discurso, fogos de artíficio, mas o destaque foi quando o Rogerio Salume, nosso CEO, serviu a bebida (veja acima), reiterando, mais uma vez, a filosofia da Wine.com.br de democratizar o consumo do vinho.

Aperçu

Em um desses dias que passamos em Bordeaux, fomos gravar um vídeo para o ClubeW, sob a direção do nosso cineasta italiano Riccardo Rossi, que nos acompanha em quase todas as viagens e faz de tudo para achar o melhor visual, com muita criatividade.

Vicente Jorge

Fechamos a semana com a pós do Vicente no Château Montrose, em Saint-Estèphe, um 2º Cru Classé de 1855. Foi um evento exclusivo, com 1.500 pessoas, organizado pela Commanderie du Bontemps, uma das mais importantes de Bordeaux.

Dica de leitura:  4 vinhos pontuados que você precisa experimentar

Vicente teve como padrinho o Jean Charles Cazes, do Château Lynch Bages, e recebeu a distinção com a capa de Comendador dos vinhos do Médoc, Graves e Sauternes.

Na cerimônia, o nosso Vicente tinha que dizer uma palavra após tomar o vinho servido. Adivinha qual foi? Bárbaro. A marca registrada dele. Rsrs.

Manu, Rogerio, Vicente

O Rogerio prorrogou mais um dia em Bordeaux para participar desse evento e, é claro, não poderia faltar um registro da nossa comemoração: a Wine agora tem dois Comendadores.

“Estamos sempre lisonjeados por ser convidados a visitar belas adegas cheias, mas as garrafas mais prestigiosas começam a existir no momento que nos as esvaziamos com os amigos”
(Paul Bocuse)

Santé bonheur!

Escrito por: Manu Brandão

Winehunter, francês e nativo de Bordeaux com mais de 25 anos de experiência no mundo do vinho.