Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Vinhos que combinam com a ceia de Natal

21 dezembro 2023
  • 102 visualizações
  • 0 comentários

Para confraternizar e celebrar, nada melhor do que um bom vinho

Compartilhar bons momentos entre os amigos e familiares nesse momento tão importante, é fundamental, né? 

Sem deixar de mencionar os alimentos que são acompanhados de bons vinhos, que, independente do prato ou rótulo, têm o propósito de reunir vários sabores. Considerando que a ceia de natal pode possuir influência de diferentes culturas.

Por esse motivo, quando nos referimos à harmonização com os vinhos, devemos respeitar a característica de cada rótulo, permitindo que a junção, entre o alimento e o vinho, se complementem e cresçam juntos.

Muitas técnicas podem ser utilizadas, como, por exemplo, a de contraste, onde, a de contraste, onde as características opostas entre o vinho e o prato se complementam e formam um terceiro sabor ainda mais especial, como por exemplo um vinho com maior residual de açúcar com um prato salgado, um vinho com alta acidez com um prato mais gorduroso, ou ainda um vinho com maior percepção de açúcar residual com um prato picante.  

Há também a harmonização por similaridade, onde as características do prato e do vinho – seja estrutura, corpo, textura e notas – se equivalem. Alguns exemplos comuns é trazer um vinho com acidez mais vibrante para acompanhar um prato mais ácido, vinhos doces com pratos doces, vinhos com notas de especiarias com pratos mais especiais, pratos mais estruturados com vinhos mais encorpados.

No geral, é sempre importante se atentar ao modo de preparo do alimento, os temperos utilizados, os tipos de molho, se a carne foi cozida, assada ou defumada, e é um prato mais untuoso, ou mais fit, e, claro, estar atento às características do vinho.

Se interessou? Então acompanhe para harmonizar os seus vinhos com o seu cardápio de natal, da maneira adequada!

Bacalhoada

Uma receita clássica e muito presente nas mesas dos brasileiros, principalmente em datas comemorativas, a bacalhoada é um prato de simples preparo, mas de sabor intenso. Você faz um pré cozimento rápido do bacalhau na batata, depois coloca na assadeira junto com os demais ingredientes e leva ao forno até dourar. 

Para harmonizar, escolha um vinho branco ou rosé mais encorpado e estruturado, caso contrário, o prato vai atropelar o vinho, ou um vinho tinto de corpo mais leve. Evite vinhos tintos muito alcoólicos e tânicos, pois o sal do prato pode trazer uma sensação de amargor na hora da harmonização. Uma outra dica interessante é apostar na harmonização por contraste, ou seja, vinhos (tintos leves, brancos e rosés) com maior residual de açúcar para contrapor ao sal do prato.

Dessa forma, um vinho com mais estrutura terá força suficiente para suportar tamanha amplitude de sabores, como:

E muitos outros que você pode conferir clicando aqui.

Chester ou Peru

Esse é o prato que não pode faltar! Ambas as opções marcam presença todos os anos, desde as propagandas até o paladar dos convidados. 

Sendo assim, harmonizar o vinho e as carnes é uma tarefa que necessita de cuidados, até porque nem todas as aves são delicadas em sabor. No caso do Chester, o mesmo apresenta muitas semelhanças com o frango. 

Já o Peru, possui uma carne mais firme e maior intensidade de sabor. Diferenciando-se do Chester, que contém maior concentração de proteínas e baixo teor de gorduras.

Para ambos casos podemos trazer rosés mais estruturados, ou vinhos tintos mais leves, tais como:

Leitão ou Tender

Pelo seu sabor marcante e por serem pratos bem aromáticos, leitão ou o tender são dificilmente confundidos. A carne suína é reconhecida por onde passa, além de ser adorada por muitos, também compõe a ceia, deixando-a mais saborosa e embelezando a mesa do jantar.

Por ser uma das carnes mais versáteis, quando falamos de harmonização, podemos equilibrá-lo com diversos estilos de vinhos, sejam eles brancos, tintos ou rosés.  Esteja sempre atento/a ao tipo de molho, cozimento e acompanhamentos. Um tender ao molho de abacaxi fica muito bem com um Chardonnay mais estruturado, assim como um leitão assado vai bem com tintos mais leves e de acidez vibrante, como os tintos portugueses da região do Douro, por exemplo.

Dessa forma,opte por vinhos que sejam harmoniosos em sua essência, como:

Desfrute o seu vinho da melhor maneira. Saiba o quanto servir de vinho na taça!

Seja qual for a sua escolha para o Natal, você pode contar com a gente. Nosso site está recheado de opções para você escolher e degustar.

Escrito por: Wine