Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Vinho em casa: 9 dicas para curtir o almoço

22 Maio 2020
  • 193 visualizações
  • 0 comentários

Uma seleção para harmonizar com seu prato preferido e tornar esse momento, em casa, mais saboroso

Não importa se seu almoço é com a família, a dois ou sozinho, sabemos que uma boa taça de vinho é o acompanhamento perfeito para qualquer refeição. Para que bebida e cardápio estejam em harmonia na sua mesa, fizemos uma seleção de vinhos para você não errar na decisão.

Spaghetti com molho vermelho

Se seu almoço é com a família, grandes chances desse ser o prato escolhido. Então, se estiver pensando naquele almoço do fim de semana, com a clássica macarronada com molho ao sugo, opte por um vinho tinto mais leve e frutado, como o Carpineto Castaldo D.O.C.G. Chianti 2017 – a dica também serve para as outras massas sem recheio, como nhoque e penne.

Lasanha à bolonhesa

Também uma das queridinhas da mesa, a lasanha à bolonhesa pode ser harmonizada com um bom Merlot ou Cabernet Sauvignon. O Urmeneta Reserva Cabernet Sauvignon 2018, do Valle Central, no Chile, é uma ótima escolha e harmoniza bem com a combinação molho e carnes vermelhas.

Dica de leitura:  Série Harmonizações Brasileiras – Minas Gerais

Massas ao molho branco

Para encerrar as harmonizações com massa, não poderíamos esquecer do molho branco. Por ser mais forte e gorduroso, deve ser acompanhado da acidez de um vinho também branco. Nossa dica é o francês Domaine de Cibadiès Le Jardin Chardonnay 2016, amadurecido em barricas de carvalho.

Frango ao forno

Se quer acompanhar o almoço com um vinho que já tenha em casa, faça um frango assado no forno e procure por Pinot Noir ou Chardonnay em sua adega, pois a carne combina muito bem com ambos. Na hora de comprar, opte por Pinot Noir mais frutados, como o chileno Calyptra Vivendo Reserve Pinot Noir 2016. Se preferir branco, o Tenuta Sant`Antonio Scaia Bianco 2018 é uma excelente escolha.

Salmão

Para os dias mais quentes, um salmão pode ser uma ótima ideia. Tanto cru como assado ou grelhado, o peixe mais gorduroso e com um sabor mais forte harmoniza muito bem com vinhos brancos: Chardonnay, Sauvignon Blanc e Espumante Brut e Rosé.
Então, se for cozinhá-lo, opte por um Salentein Killka Chardonnay 2019. Se for consumi-lo cru em um ceviche, sashimi ou tartar, vá de Espumante Louis Bouillot Blanc De Noirs Brut.

Dica de leitura:  Festa junina e vinho

Churrasco de carne vermelha

Na casa do brasileiro, tão tradicional quanto a massa é o churrasco, certo? Para mudar a variação churrasco e cerveja, que tal apostar no argentino La Chamiza Reserve Polo Profesional Cabernet Sauvignon 2017 para acompanhar uma boa picanha?

Se a intenção for assar uma carne mais econômica, substitua a picanha por contra-filé. Para harmonizar com a carne, vá de La Chamiza Reserve Polo Profesional Malbec 2017, também argentino.

Agora, escolher o vinho perfeito para aquele almoço especial ficou um pouco mais fácil. E você, já pensou no cardápio que vai acompanhar seu vinho? Faça sua escolha e, caso não tenha uma das opções em casa, compre online. Aproveite que a Wine está com vinhos sem imposto!

Escrito por: Wine