Receitas portuguesas para harmonizar
- 121 curtidas
- 14102 visualizações
- 0 comentários
Portugal tem pratos irresistíveis e deliciosamente típicos. Escolhemos cinco receitas portuguesas para você harmonizar e aproveitar!
Se tem algo inegável é que receitas portuguesas são de encher a boca de água. Acompanhadas de vinhos que têm tudo a ver com elas, então, aí fica tudo ainda mais perfeito.
Com influência mediterrânea e também do Oceano Atlântico, a rica gastronomia lusitana traz muitos peixes, frutos do mar, além de pães, azeites, sopas, frutas, hortaliças. A carne de porco é muito presente na culinária portuguesa, além do feijão e da batata.
Para você se inspirar e se deliciar, selecionamos cinco receitas maravilhosas e os vinhos que são pares perfeitos.
Polvo à Lagareiro
O rei dos mares é a estrela desse prato incrível. Ele é cozido e depois é grelhado, servido com azeite quente, alhos, cebola, tomate e batatas ao murro. Lagar é o lugar em que a azeitona é espremida para gerar o azeite.
Vinhos que harmonizam com Polvo à Lagareiro:
Calyptra Vivendo Reserve D.O. Alto Cachapoal Valley Sauvignon Blanc 2016 e Lagar del Rey D.O. Rueda Verdejo 2016.
Bolinho de bacalhau
Uma especialidade de Portugal que ganhou o paladar dos brasileiros, o bolinho de bacalhau é um petisco muito saboroso. No centro e no sul lusitano, essa delícia é conhecida como pastel de bacalhau, enquanto no norte é chamada de bolinho. Dizem que a primeira receita foi feita em 1904.
Vinhos que harmonizam com Bolinho de bacalhau:
Espumante Fantinel D.O.C. Prosecco Extra Dry e Natana Cuvée Blanche 2016.
Sardinha à moda portuguesa
Muito comum em terras portuguesas, as sardinhas são muito apreciadas em todo o país. A receita assada é um marco gastronômico tradicional da cozinha de Portugal, cheia de condimentos e muito sabor.
Vinhos que harmonizam com Sardinha à moda portuguesa:
Artefacto D.O.C. Vinho Verde 2016 e Calyptra Vivendo Reserva Rosé 2016.
Francesinha
Francesinha, apesar do nome, é um prato típico português. Todo restaurante tradicional ou boteco tem a sua versão. Trata-se de um sanduíche criado na década de 60 que leva fatias altas de pão de forma caseiro recheadas com linguiça, presunto, mortadela e bife, cobertas por queijo e, então, gratinadas.
O nome é uma referência ao visual sexy e despojado das francesas, se comparadas às portuguesas da época, segundo o português que criou o prato e viveu na França.
Vinhos que harmonizam com Francesinha:
Quinta de São João Cuvée RB Tinto 2016 e Mateus Signature D.O.C. Douro 2016.
Pastel de Belém
Em 1837, os pastéis de Belém começaram a ser feitos, seguindo a antiga “receita secreta”, oriunda do Mosteiro dos Jerónimos. Ela é transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente, na “Oficina do Segredo”.
Vinhos que harmonizam com Pastel de Belém:
Marsala Superiore Riserva Oro D.O.P. e Taylors Porto Fine Tawny.
Colaboração técnica: Taimmy Rodrigues