Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Vinhos

Vinhos da Califórnia para experimentar e aproveitar

28 fevereiro 2020
  • 70 visualizações
  • 0 comentários

A Sommelière WINE seleciona rótulos do que há de melhor na produção de vinhos californianos

“Garota eu vou pra Califórnia, viver a vida sobre as ondas…” Nessa pegada leve e descontraída, a Sommelière WINE, Cibele Siqueira, escolheu rótulos incríveis da Califórnia para você experimentar e aproveitar. Vamos lá? Saúde!

Turning Leaf Merlot
Califórnia, Estados Unidos
Com um paladar frutado, macio e com leve doçura, esse tinto possui aroma de frutas vermelhas como cereja, amora e ameixa madura, com delicada nuance amadeirada. Elaborado na California com a uva Merlot, esse rótulo é fácil de beber e de harmonizar, ideal para quem busca vinhos jovens e descontraídos.

Dark Horse The Original Pinot Noir 2017
Califórnia, Estados Unidos
Para criar um Pinot digno do rótulo Dark Horse, Beth Liston, adquiriu suas uvas de produtores selecionados, como os principais vinhedos da costa central da Califórnia – a região famosa por inspirar a obsessão do mundo por Pinot Noir. Ao usar métodos de ponta para misturar, envelhecer e fermentar essa variedade, Beth é capaz de fornecer o equilíbrio suave e aveludado das frutas, geralmente reservado para os Pinots mais caros.

Dica de leitura:  Diversão e muito vinho em Portugal

Apothic Crush 2016
Califórnia, Estados Unidos
A linha Apothic possui tintos que expressam o estilo e a tipicidade dos vinhos californianos, mas cada rótulo traz uma característica que se destaca e alguma diferença no assemblage. Entre as uvas que se diferenciam, o Crush conta com uma parcela de Pinot Noir e em seus aromas o chocolate e a baunilha dominam.

William Hill Central Coast Chardonnay 2016
Califórnia, Estados Unidos
Quer uma tradução do estilo dos brancos californianos? Este exemplar com aromas de abacaxi maduro, baunilha e tosta, leve e frutado, com acidez agradável e leve amadeirado é uma ótima opção.

Mais sobre a produção californiana

Um dos destinos de enoturismos mais procurados pelos apaixonados por vinho, a Califórnia concentra mais de 80% da produção de exemplares dos EUA.

Com uma incrível diversidade de terroirs ao longo da sua extensão, essa região cultiva mais de 100 uvas diferentes. Entre brancas e tintas se destacam a Chardonnay, a Pinot Gris, a Sauvignon Blanc, a Cabernet Sauvignon, a Zinfandel, a Pinot Noir, a Merlot e a Syrah.

Essa região, que origina diferentes tipos de vinhos (brancos, rosés, tintos, entre outros), também mostra diversidade nas características dos exemplares. É possível encontrar desde rótulos que refletem toda a descontração do clima e do estilo de vida californiano, aos mais tradicionais e nobres.

Dica de leitura:  Grandes safras no mundo do vinho

A Califórnia possui mais de 100 regiões vitivinícolas e mais de 4 mil vinícolas. Entre as áreas que mais se destacam estão o Napa Valley, Sonoma, Monterey, Santa Barbara e Santa Cruz.

Assim como outras regiões produtoras de vinhos do mundo, a Califórnia também possui algumas áreas com regras específicas de produção. Por lá, o conceito de Denominação de Origem é chamado de American Viticultural Area, em português, Área Vitícola Americana, e possui a sigla A.V.A.

Esse estado dourado possui muitos motivos que nos levam a experimentar os rótulos de lá e, para quem já conhece, continuar degustando os seus vinhos.

Saiba ainda mais sobre a produção de vinhos na Califórnia. Além dos roteiros do vinho por essa região norte-americana.

Além disso, já conhece o Bear Flag, vinho exclusivo da Wine?

Boa imersão!

Escrito por: Wine