Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Brownie com vinho? Sim!

14 novembro 2022
  • 1240 visualizações
  • 0 comentários

A combinação de brownie e vinho pode parecer estranha à primeira vista, mas, com a harmonização correta, pode se transformar em uma excelente experiência degustativa.

Já falamos por aqui sobre a harmonização de vinhos e doces, mas nunca nos aprofundamos neste que é o queridinho de muitos: o brownie!

Apesar de muita gente ter receio em relação à combinação do doce com a nossa bebida favorita, saiba que é possível, sim, harmonizar brownie e vinho. 

Inclusive, não só na hora de comer efetivamente, como na hora de cozinhar. Ao final deste conteúdo, disponibilizamos uma receita fácil, simples de preparar e deliciosa de como fazer brownie com vinho tinto.

Leia até o final para não perder nada!

Qual é a origem do brownie?

O brownie é uma sobremesa de chocolate, que tem o formato de minibolo e pode ser servida com uma bola de sorvete, calda de chocolate, frutas vermelhas e outras, ou mesmo sem nada.

Sua história traz opiniões diferentes. Dos Estados Unidos, há quem diga que a sobremesa foi um simples erro de uma dona de casa americana na hora de fazer um bolo ou fruto de um confeiteiro que esqueceu de colocar o fermento no seu bolo de chocolate.

Mas há quem fale que ele nasceu, por volta de 1906, através da publicação de um famoso livro de culinária. 

A mais conhecida versão, no entanto, apesar de confirmar a publicação no famoso livro de culinária (no caso, o “The Boston Cooking – School CookBook”), diz que a criação do brownie é datada de 1896 (ou ao menos o primeiro registro em um livro).

Adaptação do inglês “brown” (marrom, na tradução para o português), o bolinho, que é bem marrom e repleto de chocolate, vem conquistando fãs desde então ao redor do mundo, chegando até mesmo ao e-commerce e virando uma opção de renda para diversos brasileiros.  

Dica de leitura: Conheça os tipos de uvas tintas mais cultivadas no mundo

Só para se ter uma ideia, os tabletes de chocolates, matéria-prima principal de um brownie, tiveram o maior crescimento do setor em 2020, no auge da pandemia, com 28,4% de aumento em sua produção.

As pesquisas por “brownie”, segundo o Google Trends, a ferramenta de tendências do Google, também cresceram em 277% de 14 a 28 de março daquele ano. Não é à toa que virou o queridinho!

Como harmonizar brownie e vinho

Mas, afinal, se o bolinho é tão gostoso e tem feito tanto sucesso assim, como faz para harmonizar com algo tão bom quanto como o vinho? 

Se você sabe como harmonizar vinho com chocolate, talvez já tenha uma pista. 

É que, como o brownie é feito principalmente por chocolate, a harmonização entre brownie e vinho não precisa ir tão longe e acaba por se assemelhar.

Os vinhos do Porto são os mais indicados nesse caso. Encorpados, intensos, licorosos e com elevado nível de álcool, são o par perfeito e equilibram de forma exemplar com a sobremesa. 

Entretanto, é preciso considerar também o que virá acompanhado do mini bolo: uma bola de sorvete ou uma cobertura de frutas podem acabar harmonizando melhor com outros vinhos sem ser o do Porto. 

Uma orientação geral para harmonizar sobremesas é estar atento/a ao nível de doçura: é importante que o vinho tenha igual ou superior doçura que a sobremesa. O açúcar preenche muito o palato, se o vinho for muito seco, vai ficar uma sensação estranha na boca, há quem relata um amargor desagradável e até quem diz que fica azedo. Logo, para harmonizar com pratos doces, escolha vinhos com maior açúcar residual.

Veja as melhores harmonizações de acordo com cada complemento e com os principais tipos de brownie:

Brownie de doce de leite ou brownie de nozes

Apothic Crush 2018 tem aromas de frutas maduras, baunilha, chocolate e um paladar intenso, equilibrado e que lembra chocolate e toques amadeirados, uma excelente combinação com a estrutura e sabores dos brownie de doce de leite ou brownie de nozes.

Brownie de chocolate com calda de morango ou frutas vermelhas

As frutas vermelhas agregam ao brownie uma interessante acidez. Opte por vinhos doces que também tragam notas de frutas vermelhas e tenha uma acidez mais perceptível como o Porto Burmester Ruby, um vinho licoroso mais jovem, robusto, com notas de frutas vermelhas e nuance de amêndoas. Um match perfeito!

Brownie de chocolate com bola de sorvete 

Para os brownies que acompanham sorvete, em especial o de creme ou de baunilha, que são os mais comuns, a dica é escolher um rótulo leve e com ressaltado dulçor para se equilibrar à doçura da sobremesa. O Frisante Ballade Moscatel Branco Suave 2021 tem um ótimo equilíbrio entre acidez e açúcar que vai ser sucesso com o sorvete de baunilha, ou alguma opção mais frutada.

Brownie de chocolate comum ou brownie de caramelo

Quem optar pelo brownie tradicional ou pelo de caramelo, não tem erro. O exclusivo Wine Porto Burmester 10 years Old Tawny é a escolha certa! Da vinícola Burmester, na região de Douro, em Portugal, este exemplar é encorpado, aveludado e já recebeu diversos prêmios mundo afora. Além dos brownies já citados, também fica excelente com tiramisú, sobremesas com chocolate meio amargo, nozes ou amêndoas e pavê de chocolate.

Aprenda a fazer receita de brownie e vinho tinto 

Agora que você já sabe quais as melhores harmonizações entre brownie e vinho, já pode imaginar o quanto misturar essas duas potências em uma mesma receita deve ficar bom, não é mesmo? E fica!

Tradicionais em uma receita de brownie, farinha, manteiga, chocolate, açúcar e ovos e não podem faltar na hora de fazê-lo.  

Porém, desta vez, você irá precisar de mais alguns ingredientes – além do vinho, é claro. Atenção pois o modo de preparo leva consigo todo o material necessário junto:

Leia também: Receitas para curtir a dois

Em uma vasilha, você deverá derreter 1 xícara (chá) de gotas de chocolate ou chocolate picado ao leite ou meio amargo em banho-maria. Em seguida, adicione 1 xícara (chá) de manteiga sem sal e misture até se tornar um creme.

Retirou do fogo? Agora é só colocar 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado, 1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo e 1/4 de xícara (chá) de um vinho tinto à sua escolha, nunca deixando de mexer. 

Após esfriar, adicione dois ovos e bata com um fuê ou na batedeira. Em seguida, acrescente 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de cacau em pó ou achocolatado mexendo bem. 

Em uma assadeira untada com manteiga e o cacau, distribua o creme que se formou e asse a 180ºC por uma média de 25 minutos. 

Terminou? Agora é só esperar esfriar e servir.

Bom apetite! 

Já foi fazer o seu brownie ou comprar um para comer com de seus rótulos da Winebox? Ou ainda não assina Wine? Participe hoje mesmo do maior clube de vinhos do mundo e garanta oferta exclusiva para novas assinaturas. 

Escrito por: Wine