Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas de Presente

Como escolher um vinho para presente?

30 novembro 2020
  • 33527 visualizações
  • 0 comentários

Um rótulo especial é sempre uma boa opção de presente para alguém tão especial quanto. Confira dicas de como escolher o vinho para presentear!

A complexidade dessa resposta é diretamente proporcional à quantidade de rótulos e suas particularidades, multiplicadas pelas preferências pessoais. Tem quem goste de vinhos encorpados, outros dos mais leves. Existem aqueles que preferem tintos e outros que sempre optam pelos vinhos brancos. 

Mas, se você quer presentear uma pessoa querida, vamos ajudar! Separamos algumas dicas para escolher o vinho para presente. Confira!

A primeira e mais básica delas é conhecer e analisar bem quem vai ganhar o rótulo. Saber se ele já gosta de vinho, se tem preferência por brancos, rosés ou tintos, se prefere os encorpados ou os mais leves, vai fazer a diferença na hora da escolha. Também é interessante saber o nível de conhecimento sobre o assunto para definir o rótulo ideal.

Vinho para presente: quem vai receber o vinho gosta de rótulos encorpados? 

Quem já tem costume de beber vinho com uma frequência maior, tende a ter o paladar mais preparado para vinhos encorpados, com sabor acentuado devido à presença dos taninos dos vinhos.  

Dê preferências às uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah e Tannat. Todos são ótimas opções para épocas mais frias do ano, devido à facilidade de harmonização com pratos típicos do inverno, como carnes mais gordurosas. Se você for escolher um vinho branco, opte pelos rótulos de Chardonnay e Sémillon, que originam vinhos com mais corpo. Outra boa opção são os rosés de tonalidade escura.

O gosto é por vinhos leves?

Nesse caso, escolha vinhos brancos feitos com as uvas Alvarinho, Chenin Blanc, Pinot Grigio, Sauvignon Blanc e até mesmo alguns Chardonnay que não tenham passagem por madeira. Prefira os rosés de cor clara, quanto mais claro o rosé, maior a probabilidade de ser um vinho leve. E dentre as castas tintas, Gamay, Pinot Noir e Garnacha são algumas das menos encorpadas.

Sabe muito de vinho?

Outra variável importante é o nível de conhecimento sobre o assunto. Se o presenteado conhece pouco, procure um vinho mais simples e fácil de beber, que agrada diversos paladares. Boas opções nesse caso são rótulos de vinhos brancos aromáticos e tintos jovens frutados.

Agora, se o amigo que receberá o presente é um conhecedor, tente surpreendê-lo. Quem é apreciador de vinho gosta de ampliar conhecimento. Procure um rótulo diferenciado – de um país produtor fora dos tradicionais, por exemplo – que ele possivelmente não conheça; ou um exemplar premiado ou ainda um rótulo elaborado em um vinícola boutique.

Pense na harmonização

Vai ser recebido na casa de uma pessoa querida para um jantar ou encontro descontraído? O vinho é sempre uma ótima opção de presente para o anfitrião nessas situações.

Se é o caso e o rótulo for para consumo imediato, é muito importante saber o menu. Caso o cardápio for peixes ou mariscos, dê preferência a brancos ou espumantes. Carnes vermelhas? O tinto provavelmente cairá melhor. 

Fizemos uma seleção incrível de dicas para harmonização de vinhos que vai te ajudar com todas as informações que você precisa para escolher o rótulo de acordo com a ocasião e menu. Parece difícil, mas não é tanto assim. Basta estudar o presenteado e entender o cenário que dificilmente terá erro. 

Separamos também algumas sugestões de rótulos da Wine para presentear. Confira!

Vinhos brancos para presentear:

Vinhos tintos para presentear:

Vinhos rosés para presentear:

Escrito por: Wine