Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

O que fazer com garrafas de vinho vazias: confira 8 ideias incríveis

02 agosto 2021
  • 1716 visualizações
  • 0 comentários

O que fazer com as garrafas de vinho vazias é uma dúvida frequente entre os apreciadores da bebida. Descubra como reaproveitá-las da melhor maneira!

Reunir amigos ou familiares ao redor de uma mesa para degustar bons rótulos de vinho e celebrar a vida é uma das atividades preferidas de muitos enófilos. No entanto, é comum surgir uma dúvida depois que a festa acaba: o que fazer com as garrafas de vidro vazias depois que o vinho acaba?

Dica de leitura: Vinho e cerveja: histórias, semelhanças e harmonizações em comum

Essa é uma preocupação até mesmo dos apreciadores mais solitários de vinhos. 

A cada ano, tem se tornado cada vez mais importante discutir e pensar em novos destinos para os resíduos que utilizamos no cotidiano e, por isso, vamos reunir aqui algumas sugestões sobre o que fazer com garrafas de vinho vazias. 

A durabilidade das garrafas de vidro e o meio ambiente

O vidro é um dos materiais que despertam mais preocupação em relação ao meio ambiente. O material é considerado não biodegradável e pode chegar a durar milhares de anos na natureza. 

A resistência é o motivo pelo qual o recipiente é o preferido para armazenar os vinhos. Por conta dela e da neutralidade aromática do material, os vinhos podem atravessar anos e anos na garrafa sem interferências no aroma e nas demais características, caso sejam bem armazenados.

O vidro é composto por areia, sódio, cal e vários outros aditivos, por isso, os microrganismos não têm capacidade para consumi-lo. Um recipiente de vidro, como as garrafas utilizadas para o envase do vinho, pode demorar mais de 4 mil anos para se decompor por efeitos da erosão e da ação de componentes químicos.

A resistência do material faz também com que as garrafas possam ser recicladas quantas vezes você quiser, sem que o objeto perca sua qualidade e integridade, ou seja, dá para usar a garrafa para uma função e, se enjoar, ainda é possível transformá-la em outro item de utilidade para sua casa. 

Então, prepare-se para uma jornada de “faça você mesmo” e vamos às dicas!

Luminária feita com garrafa de vinho vazia ilustra post sobre o que fazer com garrafas de vinho

1. Luminárias ou porta-velas

Para essa ideia de reutilização, é necessário cortar o fundo da garrafa. Você pode pedir ajuda para esta etapa em alguma vidraçaria de sua confiança. 

Depois do fundo retirado, é possível usá-la com as velas acesas na parte interior do recipiente. 

Outra opção é pedir para o vidraceiro fazer apenas um furo na lateral para passar um fio com luzes pequenas de led, que ficam no interior da garrafa.

Neste caso, o objeto pode ser utilizado em mesas de cabeceira, por exemplo, como uma luminária intimista e super estilosa!

2. Enfeites para datas temáticas

Datas como Páscoa e Natal podem render boas ideias de reutilização das garrafas. O objeto pode compor a decoração da mesa posta, pintado e caracterizado com os símbolos das festas.

Uma dica para retirar o rótulo da garrafa é deixá-la de molho por pelo menos um dia, para que o papel se descole com mais facilidade. 

Depois, basta deixar a garrafa de cabeça para baixo, para secar totalmente e receber tinta em seu interior ou mesmo do lado de fora. A máxima por aqui é deixar a criatividade fluir!

3. Recipiente para água ou suco

Por que não aproveitar as garrafas para armazenar água ou suco na geladeira? Neste caso, é recomendado que você procure um objeto adequado para vedar a boca da garrafa e pronto! Simples e útil.

4. Vaso para flores ornamentais

Escolha suas flores favoritas, capriche na limpeza da garrafa e monte arranjos para decorar aquele cantinho de casa que está precisando de uma vida. Que tal? 

Se quiser dar uma outra cara para a garrafa, pode apostar em pinturas estilizadas com spray metálico, por exemplo. 

Ouça também: Wineverso PodcastVinho e churrasco: como harmonizar?

5. Multiuso na decoração de eventos

As garrafas vazias podem ser utilizadas das mais diversas formas para compor a decoração de diferentes eventos. De casamento a aniversário, é uma aposta original, sustentável e versátil!

As opções são infinitas: decorar a parte externa da garrafa com renda, juta, barbantes coloridos, tinta, glitter… Use e abuse da criatividade de acordo com seu gosto pessoal e com a decoração da festa!

6. Canteiros de plantas ou horta

Sabe aquele pedacinho do seu jardim que tem uma planta precisando de acabamento no entorno? Você pode juntar algumas garrafas de vinho vazias, e utilizá-las enfileiradas, fincadas na terra de cabeça para baixo, formando um tipo de cerca bem original para suas plantinhas.

Mas importante lembrar: não mantenha garrafas abertas, de boca para cima, nos jardins, para que não haja acúmulo indevido de água parada. 

7. Porta-retratos

As garrafas com tonalidades claras podem ser reaproveitadas também como porta-retratos. É bem simples, basta enrolar a fotografia para encaixá-la dentro do recipiente e, com a ajuda de um palito, dá para ajustá-la.

Capriche no acabamento da rolha e pronto! Seu porta-fotos estará pronto para embelezar aquele cantinho da estante!

8. Coleta seletiva

Se sua casa não tem espaço para decoração com garrafas, você pode simplesmente buscar mais informações sobre coleta seletiva em sua cidade e realizar o descarte adequado dos itens.

Depois de descobrir como é feito o recolhimento do material reciclável, lembre-se de separar os objetos recicláveis do lixo orgânico em uma sacola ou caixa adequada.  

Curiosidades sobre a reciclagem de vidro

A cada tonelada de vidro reciclado, estima-se uma economia de cerca de 130 quilos de combustível e de mais de 1,2 mil quilos de matéria-prima. Isso faz com que o vidro novo demande cerca de 30% a menos de energia para sua fabricação.

Levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostrou que cerca de 40% do vidro produzido no país é reciclado. 

O Brasil produz, em média, 980 mil toneladas de embalagens de vidro por ano. Cerca de 45% da matéria-prima é proveniente de cacos de vidro. 

Na reciclagem, um quilo de cacos de vidros usados pode produzir cerca de um quilo de vidro novo destinado à produção de uma nova garrafa.

Agora que já sabe o que fazer com garrafas de vinho vazias, que tal visitar nossa loja para escolher seus rótulos preferidos? Baixe já o app Wine e aproveite nossas promoções exclusivas!

Escrito por: Wine