Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Saiba mais sobre os vinhos ideais para o outono

12 Maio 2021
  • 245 visualizações
  • 0 comentários

A estação é conhecida pelas temperaturas mais amenas que precedem o frio do inverno e é um convite a um brinde. Confira nossas dicas!

Iniciado no dia 20 de março no Hemisfério Sul, o outono marca a transição entre o nosso calorento verão e o gelado inverno. Lembrada sempre pelas temperaturas mais amenas, a estação costuma ser marcada em boa parte das regiões do Brasil pela maior incidência de ventos e pela queda brusca da umidade do ar. Além dessas características do período, o outono traz também um convite e tanto a um brinde com bons vinhos!

Nesta época, alguns hábitos começam a mudar e as bebidas mais refrescantes acabam sendo um pouco menos consumidas, dando lugar aos deliciosos vinhos tintos – que podem entrar em cena nas versões mais leves ou mais encorpadas. 

Vinhos para acompanhar o outono

Logo no início de abril já é possível sentir os ares da nova temporada em muitos estados do Brasil, mas, quanto mais perto da linha do Equador, mais difícil perceber a chegada do outono – o que nem de longe impede a degustação de uma boa taça, não é mesmo?  

Com menos calor, os pratos começam a ganhar mais estrutura e, por isso, é comum a escolha pelos vinhos com mais corpo, para acompanhar os sabores marcantes dos pratos quentes. 

No menu do outono é fácil encontrar carnes grelhadas e assadas, além de muitas combinações com queijo (não devemos esquecer do amado fondue, que começa a figurar nas mesas já por agora!). 

Risotos com combinações variadas, massas com molhos bem quentes e caldos e sopas também são requisitados com mais frequência, sendo excelentes coadjuvantes para nossas taças.

Nesta época, é melhor optar por vinhos médios, ou seja, com intensidade aromática mediana, corpo, tanino, álcool e acidez média e que suportam temperatura de serviço intermediária, para ajudar a aquecer o corpo, sem excesso. 

Os brancos de estrutura média podem ser servidos em temperatura mais alta, em torno de 12º graus, assim, não chegam na taça tão gelados. Os tintos médios têm o paladar mais delicado e, normalmente, sem um ataque tânico muito forte. Procure também por exemplares com teor alcoólico médio, pois o álcool em excesso aumenta a sensação de calor. Os espumantes pelo método tradicional tendem a ter mais corpo e aromas que lembram o “frio”, como nozes, madeira e mel.

É importante lembrar que o vinho também precisa combinar com a temperatura externa para que a experiência seja mais agradável.

Dicas de vinhos para o outono:

Merlot 

Cabernet Sauvignon

Carménère

Rosé

Anotou as dicas sobre os vinhos de outono? Então corra para assinar o Clube Wine e garantir os melhores rótulos!

Escrito por: Wine