Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Tipos de Uvas

Saiba qual é a quantidade ideal de uva para fazer um vinho

30 janeiro 2023
  • 2319 visualizações
  • 0 comentários

Descubra de uma vez por todas quantas uvas vão nas garrafas da nossa bebida favorita

Dúvida frequente entre quem está iniciando no universo do vinho e até entre os apreciadores mais experientes, a quantidade ideal de uvas a ser utilizada na produção do vinho divide opiniões.

Se você também tem esse questionamento, este post é para você. Saiba qual é a quantidade ideal de uva para fazer vinho!

Como o vinho é feito

Existe um padrão geral adotado pelas vinícolas de todo o mundo e um certo consenso para que o processo não dê errado. Por isso, para entender sobre a quantidade de uvas ideal e realmente necessárias para fazer vinho é preciso que recordemos sobre como esta nobre bebida é feita. 

A colheita e a triagem das uvas, que podem ser feitas de forma manual ou mecânica, fazem parte da primeira etapa. A quantidade vai variar de acordo com o que tiver florescido e no ponto de colher na vinícola. 

Em seguida, a fruta passa por um processo chamado de desengace, em que é colocada em uma máquina que separa os bagos do restante do cacho da uva, como os engaços (os cabinhos da uva) e as folhas.

No terceiro momento, ocorre a maceração, em que o líquido absorve todos os componentes presentes na casca da uva. Nos vinhos brancos, essa casca é descartada.

Neste momento, a partir do tempo em que é deixado em contato com a uva, são determinadas as características da bebida, como cor e intensidade dos taninos.

Logo depois, ocorre a fermentação alcoólica, em tanques de aço inox, barricas de carvalho ou tanques de concreto. 

Nesta fase, as leveduras começam a fermentação do mosto para, após, em alguns casos, acontecer também a fermentação malolática, que é feita para diminuir a acidez e conferir maciez, equilíbrio e complexidade aromática ao vinho já obtido.

Por fim, mas não menos importante, o vinho passa pela clarificação, que retira suas impurezas, a estabilização e, caso assim o enólogo queira, o amadurecimento, que pode ser nos mesmos locais onde ocorreram a fermentação alcoólica.

A assemblage, quando são misturadas duas ou mais uvas para a formação do famoso blend, encerra todo o processo de produção, finalizando com a filtração e o engarrafamento

Quantidade de uva necessária para fazer vinho

Agora que você já sabe como funciona todo o processo de produção de vinho e onde as uvas entram dentro dele, vamos à pergunta: qual a quantidade ideal de uva para fazer vinho?

Apesar de certas produções caseiras incluírem as castas de acordo como o enólogo deseja, podendo às vezes ser mais ou menos, e também levando em consideração uva, seu tamanho e maturidade, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estima que, para 1 litro de vinho, sejam necessários por volta de 1,3 a 1,5 quilo de uva

No caso de garrafas de 750ml, esse número cai ainda mais: 1 quilo já seria, em tese, o suficiente. Traduzindo em unidades para que os números fiquem mais fáceis de visualizar, 1 quilo de uva é o equivalente a cerca de 300 unidades da fruta, o que daria por volta de 1 cacho por taça de vinho. 

É muita uva, não é mesmo?  

Veja também: Como remover mancha de vinho? Veja algumas dicas fáceis e caseiras! 

Diferença de quantidade de acordo com o tipo de vinho

No entanto, você pode estar se perguntando: se, como vimos no processo de produção do vinho, as cascas das uvas são descartadas quando o vinho é branco, existe alguma diferença de quantidade de acordo com o tipo de vinho?

A resposta é sim! Os números anteriores são voltados para a produção de vinhos tintos, principalmente. 

Para vinhos brancos, é preciso um pouco mais de uva: cerca de 1,6 quilo por litro e 1,3 quilo por 750ml produzidos

Lembrando que essa quantidade pode variar de acordo com outros pontos, como a o tipo e a variedade da uva, sua maturidade e o método de prensagem utilizado.

Como conservar o vinho

Com tanta uva disponível em 750ml ou 1 litro de vinho, é mais do que importante aprender como conservar o rótulo e todo o sabor proporcionado pela fruta.

Além de optar por locais com temperatura ambiente entre 12 e 16 °C, os locais onde você irá guardar o vinho devem ser arejados e longe da luz. Estantes devem ser evitadas! 

Se for guardar por muito tempo, prefira armazená-los na posição horizontal. Se for tomar em curto e próximo período de tempo, não tem problema deixar na vertical, combinado? 

Saiba mais sobre como conservar vinhos em casa

Dica de leitura: Aerador ou decanter?

Indicações Wine 

Confira alguns rótulos da Wine para que você possa experimentar, na prática, em o quê pouco mais de 300 unidades de uvas se transformam após todo o processo de produção de um vinho. 

Conheça o TOP 3 dos vinhos mais vendidos:

Pedro Teixeira Tinto

Um produto exclusivo Wine, o português Pedro Teixeira é feito a partir de um blend entre as clássicas uvas de Portugal, Baga, Touriga Nacional, Jaen e Castelão. Fruto do trabalho do enólogo Oswaldo Amado, este exemplar é produção da vinícola Adega de Cantanhede e apresenta paladar frutado, macio e elegante com distinta persistência. Fica uma delícia com kibe de berinjela, pizza de embutidos e queijo provolone.

Esteban Martín D.O.P. Cariñena Garnacha Syrah Tinto 2020

Também um produto exclusivo Wine, este exemplar já foi medalha de ouro em diversas premiações do mundo do vinho. Produção da vinícola espanhola Bodegas Esteban Martín, é frutado, cheio de juventude e apresenta boa estrutura em boca, com taninos sedosos e frescor. Produzido com blend das uvas Syrah e Garnacha, apresenta boa combinação com fraldinha recheada com parmesão e bacon, estrogonofe de filé-mignon e talharim com legumes e creme de queijo.

JP Azeitão Seleção do Enólogo Tinto 2020

Com estilo ideal para o dia a dia, este rótulo é frutado, macio, fácil de beber e de combinar com receitas cotidianas. Produção da renomada vinícola Bacalhôa Vinhos de Portugal, mescla as uvas Aragonez, Castelão e Syrah e harmoniza com pratos como espaguete com almôndegas, risoto de queijo e frango recheado.

Agora que você já sabe sobre a quantidade ideal de uva para fazer um vinho, que tal escolher o seu rótulo favorito e degustar com as pessoas que ama?

Acesse o nosso site, escolha o melhor e aproveite!

Escrito por: Wine