Vinhos Chardonnay: a elegância e a tradição da uva branca
- 0 curtidas
- 6 visualizações
- 0 comentários
Conheça um pouco mais da regiões desta uva histórica!

Cada rótulo do vinho Chardonnay é exclusivo, quase como uma carteira de identificação; afinal, nenhum exemplar é igual ao outro, e cada um proporciona uma experiência única. Isso porque as uvas sofrem grande influência da região e do clima, criando notas olfativas e gustativas diferentes em cada garrafa.
Os vinhos brancos e espumantes feitos integralmente ou parcialmente com Chardonnay vêm de diferentes regiões do mundo, como Champagne (França), Navarra (Espanha), Canelones (Uruguai), Puligny-Montrachet (França), Valle de Uco (Argentina), Vale de Casablanca (Chile) e Califórnia (EUA). Vamos brindar essa experiência única juntos?
Chardonnay de clima quente e frio: cada lugar, uma assinatura
A uva pode ser a mesma, mas a adaptação em diferentes lugares do mundo traz a assinatura do seu terroir – um combinado de características naturais, como clima, altitude e solo, e de ações humanas.
Em climas mais quentes, como na Califórnia/EUA, partes do Vale Central chileno e no Brasil, os vinhos Chardonnay tendem a destacar notas de frutas tropicais mais maduras, com destaque para melão, manga, banana e abacaxi, com uma acidez mediana, e podendo conter notas abaunilhadas, se com passagem em barrica. Você pode apreciar o exemplar Kaipu Chardonnay, um vinho orgulhosamente brasileiro de vinhedos do Rio Grande do Sul, e sentir essas notas tropicais.
Em climas frios, a Chardonnay traz notas mais cítricas – como maçã verde, lima, maracujá – nuances florais e até mesmo minerais, a depender da região. Vale do Leyda e de Casablanca, no Chile, assim como na Borgonha, na França, você encontra fabulosos exemplares com este perfil. Mystic Coast Reserva D.O. Casablanca Chardonnay, do Chile são excelentes exemplares para você se aventurar nestes sabores.
Espumantes feitos com uva Chardonnay com notas frutadas
Os espumantes unem uma combinação exclusiva de uvas para aumentar a profundidade de sabores que conquistam os paladares iniciantes e mais experientes. Os exemplares são produzidos por vinícolas renomadas, como a Maison Montaudon, que fica na popular região de Champagne, na França — o autêntico champagne!
Um ótimo espumante da Wine para apreciar é o Montaudon Brut. O rótulo combina Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, criando um visual amarelo-claro e brilhante com reflexos dourados e rosados. A textura cremosa revela uma acidez na medida certa, com um corpo médio. É uma escolha versátil porque agrada a diferentes paladares.
Kits de vinhos com exemplares de vinho Chardonnay
A Wine revolucionou o mercado da bebida mais amada do Brasil e trouxe vinhos bons e baratos. Nossas garrafas são selecionadas por WineHunters, nossos sommeliers que rodam o mundo atrás das melhores bebidas para você ter uma experiência única.
Os kits de vinhos da Wine contam com 2 até 10 garrafas de sabores únicos e elegantes. Esses conjuntos reúnem vinhos brancos, tintos, espumantes e rosados que revelam o melhor de diferentes uvas, como Cabernet Sauvignon, Verdejo, Airén, Chardonnay, Carménère, Pinot Noir e Malbec.
Como se toma Chardonnay?
Os vinhos Chardonnay têm uma temperatura de serviço ideal, que varia de acordo com o tipo e o corpo da bebida. Geralmente, os mais leves e frescos, que não foram envelhecidos em barris de carvalho, precisam ser mantidos entre 8° e 10°C. Já os encorpados e os que passam por amadurecimento em madeira seguem a orientação de 10° a 13°C.
Todas as garrafas da Wine contam com uma ficha técnica completa. Nela, você descobre a origem, os detalhes do processo de amadurecimento e a temperatura de serviço, além do período indicado para guarda da bebida. Dessa forma, você mantém a acidez e as notas intactas para apreciar o melhor dos vinhos.