Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Como fazer quentão com vinho para festa junina

25 julho 2022
  • 70 visualizações
  • 0 comentários

Típico dessa época do ano, o quentão com vinho fica uma delícia!

Procurando receita de quentão de vinho para festa junina? Você veio ao lugar certo! Nada melhor do que aproveitar os meses de junho e julho com a nossa bebida favorita. No entanto, sabia que não é com qualquer vinho que se pode fazer quentão de vinho ou o tradicional vinho quente? 

É por isso que nossos especialistas Wine reuniram as melhores receitas de ambas as bebidas exclusivamente para você neste conteúdo. Vem comemorar São João com a gente!

Quentão de vinho e vinho quente são a mesma coisa?

Muitas pessoas acham que quentão de vinho e vinho quente são bebidas idênticas. E elas estão certas quanto a isso! O quentão de vinho só se diferencia do vinho quente quando é preparado em regiões onde se utiliza predominantemente a cachaça na bebida, sendo, neste caso, apenas conhecida como quentão. Fora isso, são igualmente preparadas e igualmente deliciosas. 

O quentão é uma bebida alcoólica típica das festas juninas e quermesses do Brasil afora que pode misturar vinho ou cachaça, maçã, gengibre, cravo, canela, anis estrelado, entre outras especiarias. 

Além de variar a receita de acordo com a região do país – no Sul, é feito com vinho, mas no Centro-Oeste e no Sudeste, com cachaça, como o nome já pode prever, é servido bastante quente. 

O quentão feito com cachaça, esta como uma bebida genuinamente brasileira, não se sabe exatamente a sua origem, mas estima-se que tenha surgido no interior dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo com o objetivo de esquentar as pessoas nesta época do ano, onde se faz bastante frio.

Vamos aprender a fazer? 

Dica de leitura: Como fazer Vinho Quente?

Receitas de quentão de vinho para festa junina

Agora que você já sabe as principais diferenças do quentão de vinho e qual a sua origem, é hora de colocar a mão na massa e preparar aquele especial com rótulos que só a Wine tem!

Lembre-se que para o açúcar derreter, ele e as especiarias vão primeiro para a panela, nunca o contrário. Seguir a ordem da receita é essencial para o seu sucesso! 

Quentão de vinho tinto suave

Se você quer fazer um quentão de vinho tinto suave de dar inveja nos convidados da sua festa junina, siga os próximos passos.

Em uma panela ou leiteira grande, junte meio litro de água com uma xícara de açúcar, um limão taiti cortado em rodelas com casca, cravos-da-índia e canela em pau a gosto, e duas maçã e laranja (uma de cada).

Deixe levantar fervura por meia hora até reduzir e ficar caramelizado. Adicione um litro de uma excelente garrafa uruguaia de Cuatro Elementos Canelones Tannat Merlot Suave 2019 e mantenha-o aquecido em fogo baixo.

Pouco mais da metade de uva Tannat (60%) e o restante de Merlot (40%), duas uvas potentes, este exemplar da vinícola Aurora conta com corpo médio e boa persistência, sendo um vinho delicado e suave. 

Agora é só servir bem quente!

Quentão de vinho tinto seco

Para o nosso quentão de vinho tinto seco, separe um litro de um bom Solis Terra Séguret A.O.P. Côtes du Rhône Villages 2019 com duas xícaras e meia de água. 

Após isso, derreta meia xícara de chá de açúcar junto com cravos-da-índia e canela em pau (a quantidade que preferir!) e, em seguida, acrescente o vinho com a água separada junto de meia maçã descascada em cubinhos e uma casca de laranja seca. 

Deixe ferver por 10 minutos e está pronto!

Da vinícola Gabriel Meffrem, na região francesa de Côtes du Rhône, o Solis Terra Séguret A.O.P. Côtes du Rhône Villages 2019 conta com aroma e sabor concentrados. 

Isso acontece porque o exemplar conta com um blend de uvas em sua composição: a Grenache e a versátil Syrah

Portanto, pode esperar um quentão pra lá de concentrado também, perfeito para os dias mais frios principalmente do Sul. 

Quentão de vinho branco

Já para o quentão de vinho branco, não há muito mistério: em todas as receitas citadas acima, o vinho pode ser substituído por um vinho branco. 

No entanto, a preferência deve ser sempre por vinhos brancos adocicados, pois eles combinam mais com os demais ingredientes colocados no quentão.

São alguns exemplos o Altivo Classic Chardonnay 2021, Castellanovo Bianco e o Finca Traversa Sauvignon Blanc 2021, todos bastante leves e fáceis de beber, com acidez agradável. 

Mas, para não perdermos o costume, anota aí a receita certinha de um delicioso quentão de vinho branco – dessa vez com a refrescância do gengibre. 

É só juntar meia xícara de chá de açúcar em uma panela no fogo baixo até que ele derreta. Em seguida, acrescente um litro do argentino Que Guapo Branco 2021 e mexa bem.

Para finalizar, complete com cravos da índia a gosto e uma raiz de gengibre. Tampe a panela e experimente levantar fervura em até 10 minutos. 

Sirva quente – e cuidado para não se queimar!

Com ótimo custo-benefício, o Que Guapo Branco 2021 é uma linha descontraída da vinícola argentina Las Perdices, fundada e administrada pela família espanhola Muñoz. Seu terroir é um dos melhores de Mendoza.

Muito bom para quem está atrás de um vinho jovem, frutado, saboroso e fácil de beber!

Gostou das receitas e dicas para fazer os melhores quentões de vinho da sua festa junina? Conte nos comentários o que achou e aproveite para ouvir um episódio do Wineverso Podcast, o podcast da Wine, enquanto prepara o seu!

A cada semana, um novo episódio para você desbravar este universo com a gente.

Escrito por: Wine