Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Vinícola Pérez Cruz: história familiar e expertise em vinhos tintos

23 outubro 2020
  • 783 visualizações
  • 0 comentários

A Viña Pérez Cruz fica aos pés da Cordilheira dos Andes, no Valle del Maipo, e possui o melhor terroir do Chile

Toda a tradição familiar com uma região perfeita para o cultivo das uvas. A combinação deu origem e mantém a qualidade dos vinhos Pérez Cruz, produzidos aos pés da Cordilheira dos Andes, no Valle del Maipo, no Chile. A região é reconhecida como uma das melhores para a produção de vinho tinto no Chile

A vinícola Pérez Cruz escolheu sua localização cuidadosamente, considerando – entre outros fatores – os diferenciais do seu solo (pedregoso e pobre em nutrientes) e o clima mediterrâneo. Características perfeitas para a produção de vinhos de alta qualidade, principalmente elaborados com a uva Cabernet Sauvignon, garantindo a melhor representação do terroir chileno

Vinhos Pérez Cruz

Os rótulos produzidos na vinícola Pérez Cruz são frescos, com taninos suaves e bem equilibrados. São exemplares que expressam sua origem. As uvas são oriundas de vinhedos naturalmente de baixa produção localizados no sopé da Cordilheira dos Andes.

A vinícola não faz uso de nenhum tipo de produto de origem animal, como agentes clarificadores. Com isso, todos os vinhos Pérez Cruz são adequados para veganos e vegetarianos.

Linha Single Vineyard: 

A linha Single Vineyard foi desenvolvida exclusivamente para Wine, elaborada com uvas proveniente de vinhedo de baixo rendimento chamado “La Higuera”. Esse nome faz referência a uma antiga figueira que já existia no local, e por ser muito ligada ao meio ambiente, a Pérez Cruz quis preservá-la, cultivando as videiras à sua volta.

O vinho é elaborado com um blend das castas Cabernet Sauvignon e Syrah, passa entre 12 e 14 meses em barricas de carvalho, o que confere um perfeito equilíbrio entre fruta e madeira. Possui grande estrutura e taninos macios.

Dicas de harmonização

Pérez Cruz Single Vineyard La Higuera Block: perfeito para pratos com sabores marcantes de especiarias, pois carrega notas dos temperos em seu aroma. O Pérez Cruz Single Vineyard La Higuera Block possui complexidade aromática perfeita para pratos com um toque de pimenta preta ou pimenta síria, e até para receitas onde o ingrediente é mais aparente, como preparos com curry.

Linha Limited Edition

A linha Limited Edition é composta por vinhos varietais das variedades Grenache, Carmenérè, Malbec (Cot), Cabernet Franc, Syrah e Cabernet Sauvignon. Os vinhos passam ao menos 14 meses estagiando em barricas de carvalho, ainda assim, apresentam um perfil fresco e jovem. São seis exemplares que mostram todo o potencial e a diversidade do terroir chileno.

Dicas de harmonização

Pérez Cruz Limited Edition Cot (Malbec): uma ótima opção para a harmonização entre vinho e churrasco. O tanino médio ajuda a deixar a mastigação mais macia e a limpar o paladar da gordura proveniente da proteína animal. 

Pérez Cruz Limited Edition Carménère: nada como um vinho com intensidade entre leve e média, com aroma herbáceo, para harmonizar perfeitamente com legumes. As notas verdes do Pérez Cruz Limited Edition Carménère fazem do rótulo uma ótima opção para pratos vegetarianos.

Pérez Cruz Limited Edition D.O. Valle del Maipo Cabernet Franc: a feijoada é um prato que mistura diversos ingredientes, que harmoniza bem com um tanino integrado como o Pérez Cruz Limited Edition D.O. Valle del Maipo Cabernet Franc. O rótulo é ideal para limpar a gordura das carnes, sem potencializar o sal.

A história da vinícola Pérez Cruz

A trajetória da vinícola Pérez Cruz começou em 1963, quando o casal Don Pablo Pérez Zañartu e Doña Mariana Cruz Costa adquiriram terras em uma região propícia para o cultivo de uvas, no Valle del Maipo. Anos mais tardes, em 1994, os 11 filhos do casal plantaram as primeira vinhas na propriedade da família.

O primeiro vinho foi lançado ao mercado chileno em 2002, com o nome Pérez Cruz em homenagem a seus pais. Desde então, a família busca produzir vinhos com os melhores padrões de qualidade e tecnologia atrelados a práticas de sustentabilidade. As características únicas de cultivo e produção fizeram com que a fama da vinícola rompesse as fronteiras e chegasse ao mundo todo.  

Em 2001, o enólogo Germán Lyon se uniu à história da vinícola Pérez Cruz, tornando-se o responsável técnico pelos rótulos produzidos. Germán já ganhou várias premiações importantes ao longo de sua jornada, incluindo excelentes avaliações e pontuações do renomado crítico Robert Parker.

Escrito por: Wine