Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização com Comidas

Como harmonizar vinho com biscoito

30 janeiro 2023
  • 1213 visualizações
  • 0 comentários

Seja para degustar em uma tarde ensolarada ou como sobremesa de um jantar à noite, os biscoitos salgados e doces vão muito bem com vinho, sim

A combinação vinho e biscoito, à primeira vista, pode parecer estranha, mas a verdade é que dá para harmonizar a nossa bebida preferida com tudo ou quase tudo. A maior prova disso é que existem por aí diversos biscoitos que são feitos à base de vinho. 

E o que dizer do biscoito champanhe? A história dessa combinação pode dizer mais do que você pensa sobre a harmonização de vinhos com biscoito. Continue lendo e descubra cada detalhe!

Quem começou a comer vinho com biscoito

Nos livros de história, não há registros de alguém que tenha iniciado a tradição de comer vinho com biscoito. 

É possível traçar um paralelo com a história do biscoito champanhe, o mais antigo em uma linha do tempo dos principais biscoitos fabricados no mundo. 

Criado em 1533, o biscoito ganhou esse nome por dois motivos. O primeiro, por ter surgido na região francesa de Champagne, mais especificamente na cidade de Reims, ao longo do reinado da rainha Catarina de Médici. 

Já o segundo motivo, diz sobre a forma de comer o biscoito antigamente: mergulhando em uma gelada taça de champanhe. Não à toa a guloseima é perfeita para fazer pavês e outros doces mais líquidos, por exemplo.

A composição de um biscoito champanhe que é feito com ovo, leite, farinha e açúcar refinado, permite que ele consiga absorver líquido sem perder suas características e maravilhoso sabor.  

Como harmonizar biscoito com vinho

O Brasil tem mais de 1,5 mil variações de biscoitos e o número de embalagens nos supermercados pode passar de 3 mil se considerarmos todas as marcas existentes no mercado.

No entanto, apesar de parecer difícil em meio à tanta variedade, harmonizar biscoito e vinho não é tão complicado assim. 

Ao testar a combinação, levar em conta a composição dos biscoitos e a estrutura do vinho para, assim, ter uma agradável harmonização.

Na hora de escolher o vinho certo, portanto, tenha em mente se o biscoito é mais ácido, se ele é menos ácido, se é mais puxado para o doce e mais pesado, ou para o mais salgado, entre outras características.

O ideal é que elas sejam semelhantes ou complementares às do rótulo. No geral, você pode seguir as dicas abaixo. 

Vinho e biscoitos salgados

Biscoitos salgados pedem vinhos mais leves e com menor teor alcoólico.Se o biscoito for muito ácido e com a massa mais clara, opte por vinhos, espumantes ou tranquilos, com acidez mais vibrante – pois a acidez de ambos irão se somar e proporcionarão salivação e frescor – jovens e frutados. Uma dica certeira é investir nos vinhos brancos e rosés.

Se o dia estiver ensolarado e quente, então, melhor ainda!

Passou aquele vendedor na praia te oferecendo um biscoito de polvilho? Já aproveite e peça pensando naquele brut gelado que você levou na caixa térmica!

Brincadeiras à parte, aqui vão algumas sugestões da loja Wine para serem harmonizadas com biscoitos salgados.

Espumante Chandon Reserve Brut

Produzido pela Chandon do Brasil, esse rótulo possui delicado aroma de pão fresco e tem a elegância e finesse garantidas dos espumantes brasileiros elaborados pelo método Charmat. Além do biscoito de polvilho que citamos acima, seu blend de Pinot Noir, Riesling Itálico e Chardonnay cabe com biscoitos champanhe ou que tragam esse frescor do açúcar refinado levemente colocado em cima. 

370 Léguas D.O.C. Douro Branco 2020

De corpo leve para médio, o português 370 Léguas, forma uma dupla incrível com aqueles biscoitos pequeninos e que servem como petiscos, de sabor azeite com ervas finas ou tomate seco e temperado.

Marechal Vin de France Rosé

Francês, o Marechal Vin de France é fácil de agradar a qualquer paladar. Leve, charmoso e uma combinação das uvas Grenache, Carignan e Syrah, pode ser servido acompanhado de biscoitos feitos com queijo ou com aroma e sabor de queijo.

Vinho e biscoitos doces

Tal como sobremesas bastante doces, vinhos licorosos (também conhecidos como vinhos de sobremesa) e com alto teor alcoólico são a pedida aqui. 

A bebida deve ser servida, de preferência, gelada, para ficar menos enjoativa, e ter doçura igual ou superior a do biscoito. Caso contrário, o vinho poderá ficar com gosto estranho na boca.

O açúcar adormece as papilas gustativas da língua, o que tende a fazer com que o vinho que não é doce pareça sem presença, insípido.

Se o biscoito for de chocolate, vale harmonizar com um bom vinho do Porto. Os vinhos do Porto são fortificados, possuem uma quantidade maior de açúcar residual e um sabor marcante devido à sua estrutura. Exatamente o que o chocolate pede.

Sugestões da loja Wine para serem harmonizadas com biscoitos doces. 

Porto Burmester Ruby

Robusto, esse rótulo da região de Douro, em Portugal, é uma experiência única na hora de comer um biscoito doce. Da vinícola Burmester, tem seu amadurecimento feito em inox e barricas por no mínimo 3 anos e harmoniza muito bem com biscoitos de chocolate, biscoitos de nozes ou ambos juntos. 

Cantine Pellegrino D.O.C. Marsala Fine Rubino Dolce

Licoroso meio seco, este exemplar italiano é elaborado com a tradicional uva Nero d´Avola e fortificado com aguardente vínica envelhecida por pelo menos 5 anos em barricas de carvalho. Serve como uma luva com biscoitos tipo brownie ou sabor brownie, e feitos com chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau. É perfeito também para petit gâteau.

Bip Benjamin Marsala Superiore Riserva Oro Dolce Doc 2013

Produzido com as uvas Catarratto, Inzolia e Grillo, esse italiano é surpreendente quando combinado com biscoitos de sabor agridoce ou doces que são misturados com algo mais ácido ou picante. Diretamente da Cantine Pellegrino, na região de Marsala, possui notas de damascos e peras cozidas, podendo ser servido junto a um prato de biscoitos de chocolate com geléia de pimenta ou maracujá, por exemplo. 

Agora que você já sabe como harmonizar vinho com biscoito, que tal dar uma conferida no Wineverso Podcast para se aprofundar ainda mais neste mundo? 

Escrito por: Wine