Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Massas, molhos e vinhos que harmonizam

16 Maio 2018
  • 17054 visualizações
  • 0 comentários

Conheça os vinhos que mais combinam com massas e molhos. Aproveite para experimentar e caprichar nas receitas, claro, compartilhando com quem você mais gosta.

Você sabia que na harmonização de massas e molhos com vinho são os molhos que mandam? No mundo da harmonização, poucos pares são tão maravilhosos quanto um belo prato de massa e um vinho incrível para acompanhar. Sem dúvida, é uma experiência realmente deliciosa uma receita de massa com um molho encorpado e uma taça na mão, além de ser uma das mais clássicas. Olha só alguns molhos tradicionais e os exemplares que mais combinam com eles.

Massa ao Molho Béchamel

Um molho branco delícia, de origem francesa, que você pode incrementar da forma que achar melhor, com carnes, embutidos e vegetais.

Para harmonizar, os vinhos Quinta de São João Cuvée RB Branco 2016 e Quinta do Cardo D.O.C. Beira Interior Síria Branco 2016.

Massa com Molho à Bolonhesa

O molho à bolonhesa é originário da Bologna, na Itália, mas ganhou o mundo com seu perfil irresistível. Ele é muito versátil e vai bem com todos os tipos de massas.

Dica de leitura:  O que combina com vinho: dicas de harmonização

Para harmonizar, os vinhos Terralis Cabernet Sauvignon 2017 e Que Guapo Malbec Blend 2016.

Massa ao Molho Funghi

O molho funghi, mais comumente feito com o fungo seco, tem um paladar marcante e intenso. Eles são nutritivos e dão charme a todo tipo de receita.

Para harmonizar, os vinhos Château de Pierreux La Réserve A.O.C. Brouilly 2013 e Espumante Batasiolo Pinot Chardonnay Extra Brut.

Massa ao Molho Pesto

Tendo surgido em Gênova, também na Itália, o molho pesto é um dos mais apreciados ao redor do mundo, combinando com saladas e, claro, massas.

Para harmonizar, os vinhos Canepa Finísimo Gran Reserva Sauvignon Blanc 2015 e Altos de José Ignacio Reserva Marselan 2015.

Massa com Molho à Carbonara

O sensacional molho carbonara surgiu na Itália, depois da Segunda Guerra, e não se sabe até hoje a origem do nome. Porém, carbonara significa carvão vegetal em italiano e os Carbonari eram os trabalhadores nas minas de carvão. Especulam que eles foram os criadores da receita.

Dica de leitura:  Rosé: uma harmonização refrescante e democrática

Para harmonizar, os vinhos Artefacto Tinto 2016 e Sueño D.O. Ribera Del Júcar Tempranillo 2013.

Colaboração técnica: Taimmy Rodrigues

Escrito por: