Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Como transportar o vinho?

27 outubro 2022
  • 2306 visualizações
  • 0 comentários

Confira orientações e cuidados que você deve ter em mente na hora de realizar o transporte de vinhos, de acordo com a sua forma de locomoção

O transporte de bebidas de maneira geral exige cuidado, principalmente, se for em recipientes como as garrafas de vidro. Isso porque, além de poder quebrar, o sacolejo da bebida em excesso pode causar mudanças no seu sabor e estado

Aliás, se esse sacolejo não é indicado nem mesmo para os espumantes, pois a ação pode fazer com que percam parte do seu gás e causa pressão interna na garrafa, imagina para os outros tipos de vinho. Mas é possível, sim, transportar e armazenar o vinho com segurança e sem alterar as suas principais características da bebida.

Como transportar vinho no carro ou caminhão

Seja de forma individual ou dentro de uma caixa, na hora de realizar o transporte do vinho dentro do carro ou caminhão, que, geralmente, vem com grandes quantidades de estoque, é preciso estar atento aos seus respectivos sacolejos e agitações, como já comentamos anteriormente. 

Um vinho só deve ser levemente girado na taça na hora de ser consumido, para que libere seus aromas. E somente nesta hora. Assim, para levar a bebida em qualquer um desses meios de transporte, garanta que eles façam a menor quantidade de movimentos possível. 

Caso não seja possível assegurar isso, principalmente, se estiver terceirizando o transporte, certifique-se de que o local onde os vinhos ficarão, geralmente porta-malas ou baú, seja estável. 

No caso de ser um automóvel, você pode dar preferência a levá-lo no banco do carona ou do passageiro, pois nesses lugares ocorrem menos trepidações. 

Outro cuidado que você deverá tomar é em relação a temperatura e a luz de onde você colocará o vinho. Isto vale não só para o transporte no carro ou caminhão, como para os demais aqui citados. 

Procure não expor a bebida a altas temperaturas e a grandes incidências de luz. Caso contrário, o processo de oxidação poderá ser acelerado e você pode acabar perdendo o vinho de forma mais rápida.

Se viável, tente transportá-lo em locais frescos e arejados ou mesmo com a devida refrigeração. 

A grande maioria das transportadoras, por exemplo, conta com baús ou containers refrigerados ou mantas térmicas que ajudam na conservação da temperatura.

Continue no assunto: Cuidados com o vinho após o transporte

Como transportar vinho no avião 

Na hora de transportar vinhos em avião, você deve seguir as recomendações de bagagem mínima e máxima permitidas pela companhia. Além disso, é importante tambémverificar as regras de despacho e alfandegárias, principalmente caso esteja fazendo uma viagem internacional.

No geral, em voos nacionais, é permitido levar até duas garrafas de vinho na bagagem de mão. Certifique-se apenas de que os vinhos estarão protegidos, no meio das roupas, por exemplo, para quaisquer tipos de impactos serem amortecidos. 

Caso vá despachar, considere pesos e custos relacionados sempre com cautela para avaliar se compensa. Nos voos internacionais, você poderá despachar até 12 garrafas de 1 litro de vinho ou 16 garrafas de 750 ml. Os vinhos devem estar extremamente bem embalados – plástico-bolha é uma excelente e barata solução – e sempre devem ser transportados na horizontal

Esta posição contribui para a hidratação da rolha e evita o seu ressecamento e possível oxidação da bebida por esse motivo. 

Não há problema algum em levar no compartimento de bagagem do voo, desde que este seja pressurizado, ou seja, que receba ar ativamente.

Esse processo é ideal para manter a pressão do vinho, principalmente em altitudes mais elevadas – não se preocupe, geralmente todos os voos contam com aeronaves pressurizadas.

Ao chegar em casa, coloque os vinhos em sua adega e deixe-os descansar por uns instantes até tudo voltar “ao normal”. 

Como transportar vinho a pé 

Vai levar o vinho do supermercado para a sua casa ou da sua casa para o trabalho ou casa de outra pessoa? Procure evitar simplesmente colocar o rótulo numa sacola plástica ou de lona. Além de frágeis, principalmente a sacola plástica, aqui temos o mesmo problema que já citamos: o da intensa agitação. 

Prefira colocar os exemplares numa caixa de papelão – muitos supermercados oferecem para o transporte, e de forma gratuita – ou mesmo na chamada jet bag. Conhecida como a “mochila” que é colocada no bagageiro dos carros, a jet bag, no caso dos amantes de vinhos, é uma pequena bolsa térmica. 

Feita de plástico e também conhecida como wine skin, ela é revestida com uma esponja especial ou com um material absorvente que também é utilizado nas fraldas infantis, o que faz com que, caso a garrafa quebre, o líquido seja absorvido e não manche o que está ao redor. Demais, não é?

Uma outra alternativa, inclusive mais em conta, é utilizar as próprias fraldas infantis descartáveis para o transporte a pé das garrafas. Entretanto, a não ser que você tenha crianças em casa, essa sugestão é mais difícil de seguir. 

Leia também: Como armazenar vinho: 7 dicas que você nem sabia

Como transportar vinho para adega 

Já para transportar um vinho de uma adega para outra, não há muito segredo, principalmente se ambas estiverem dentro da sua própria casa. 

Basta retirar a garrafa da “colmeia” ou do local onde ela está e, mantendo a mesma posição, levá-la cuidadosamente até a nova adega. 

Já no caso de serem adegas distintas e distantes umas das outras, basta seguir as orientações que demos até aqui. Lembre-se que uma garrafa de vidro é um material frágil, portanto, manuseie-a com todo zelo possível. 

Como transportar vinho em lata

Na hipótese do vinho estar no formato de lata de alumínio, você pode ficar um pouco mais tranquilo ou tranquila, porque ela possui uma capacidade maior de bloquear a luz incidente, o que aumenta a resistência do vinho à temperatura também. 

Porém, vale seguir todas as dicas dadas por aqui, afinal uma lata também pode oxidar, estufar e até estourar se não for bem transportada.

Gostou do conteúdo? Quais outras recomendações você daria para transportar a sua bebida favorita? Deixe nos comentários!

Confira também todas as vantagens de ser um sócio do Clube Wine, o maior clube de vinhos do mundo.  

Quer saber como? É só continuar a leitura!

Escrito por: Wine